Mudanças entre as edições de "Teced/textos/Grupo 99"

De Stoa
< Teced‎ | textos
Ir para: navegação, pesquisa
(Descrição conceitual)
 
(9 edições intermediárias de 3 usuários não apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
=== Integrantes do Grupo ===
+
== Integrantes do Grupo ==
  
# Danilo
+
# Danilo Leal Raul
# Fábio
+
# Fabio Silva Lopes
# Júlio
+
# Julio Luiz Marques
  
# Assunto: Vida de James Clerk Maxwell
+
== Uma breve História da vida de James Clerk Maxwell ==
  
'''James Clerk Maxwell''' ([[Edimburgo]], [[13 de Junho]] de [[1831]] — [[Cambridge]], [[5 de Novembro]] de [[1879]]) foi um [[físico]] e [[matemático]] [[Reino Unido|britânico]]. Ele é mais conhecido por ter dado a sua forma final à teoria moderna do [[eletromagnetismo]], que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Esta é a teoria que surge das [[equações de Maxwell]], assim chamadas em sua honra e porque ele foi o primeiro a escrevê-las juntando a [[lei de Ampère]], por ele próprio modificada, a [[lei de Gauss]], e a [[lei da indução de Faraday]]. Maxwell demonstrou que os campos eléctricos e magnéticos se propagam com a [[velocidade da luz]]. Ele apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito electromagnético, isto é, que a luz corresponde à propagação de ondas eléctricas e magnéticas, hipótese que tinha sido posta por [[Faraday]]. Demonstrou em [[1864]] que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza: uma força elétrica em determinado referencial pode tornar-se magnética se analisada noutro, e vice-versa. Ele também desenvolveu um trabalho importante em [[mecânica estatística]], tendo estudado a [[teoria cinética dos gases]] e descoberto a chamada [[distribuição de Maxwell-Boltzmann]]. Maxwell é considerado por muitos o mais importante físico do [[séc. XIX]], o seu trabalho em electromagnetismo foi a base da [[relatividade restrita]] de Einstein e o seu trabalho em teoria cinética de gases fundamental ao desenvolvimento posterior da [[mecânica quântica]].
+
[[Imagem:Maxwell.jpg|thumb|center||James Clerk Maxwell]]
  
== Vida ==
+
=== Introdução ===
James Clerk Maxwell nasceu em 13 de junho de 1831 na Rua India, 14, em [[Edimburgo]], filho de John Clerk Maxwell, um [[advogado]], e Frances Maxwell<ref name="oxford_506">''Oxford Dictionary of National Biography'', p506</ref> O pai de Maxwell era um homem com confortáveis meios financeiros, aparentado com a família Clerk de [[Penicuik]], [[Midlothian (council area)|Midlothian]], os titulares do [[baronato]] de Clerk de Penicuik, sendo seu irmão o sexto barão.<ref>
+
{{citation
+
|title = John Clerk-Maxwell of Middlebie
+
|publisher = thePeerage.com
+
|url = http://www.thepeerage.com/p22717.htm#i227165
+
|accessdate = 2008-02-16}}</ref> Nascera John Clerk,<ref>
+
{{citation
+
|title = James Clerk
+
|publisher = thePeerage.com
+
|url = http://www.thepeerage.com/p22717.htm#i227169
+
|accessdate = 2008-02-16}}</ref> adicionando o sobrenome Maxwell ao seu próprio depois de ter herdado uma propriedade rural em [[Middlebie]], [[Kirkcudbrightshire]], a partir das conexões com a família de Maxwell, eles próprios membros do [[Pariato da Escócia|pariato]].<ref name="oxford_506"/>
+
  
Os pais de Maxwell não se conheceram e se casaram, até que tivessem passado dos trinta anos,<ref>Tolstoy, p11</ref>, o que era incomum para a época, e Frances Maxwell tinha quase 40 quando James nasceu. Eles tinham tido anteriormente uma criança, uma filha, Elizabeth, que morreu na infância.<ref>Campbell, p1.</ref> Chamaram seu único filho sobrevivente de James, um nome que tinha sido usado não só pelo seu avô, mas também por muitos outros de seus ancestrais.
+
James Clerk Maxwell (Edimburgo, 13 de Junho de 1831 — Cambridge, 5 de Novembro de 1879) foi um grande físico e matemático britânico. Ele é mais conhecido por ter dado a sua forma final à teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Esta é a teoria que surge das equações de Maxwell, assim chamadas em sua honra e porque ele foi o primeiro a escrevê-las juntando a lei de Ampère, por ele próprio modificada, a lei de Gauss, e a lei da indução de Faraday. Maxwell demonstrou que os campos eléctricos e magnéticos se propagam com a velocidade da luz. Ele apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito electromagnético, isto é, que a luz corresponde à propagação de ondas eléctricas e magnéticas, hipótese que tinha sido posta por Faraday. Demonstrou em 1864 que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza: uma força elétrica em determinado referencial pode tornar-se magnética se analisada noutro, e vice-versa. Ele também desenvolveu um trabalho importante em mecânica estatística, tendo estudado a teoria cinética dos gases e descoberto a chamada distribuição de Maxwell-Boltzmann. Maxwell é considerado por muitos o mais importante físico do séc. XIX, o seu trabalho em electromagnetismo foi a base da relatividade restrita de Einstein e o seu trabalho em teoria cinética de gases fundamental ao desenvolvimento posterior da mecânica quântica.
  
Os seus pais John Clerk Maxwell e Frances Maxwell possuíam extensas terras no campo escocês, onde ele cresceu. A sua mãe adoeceu, provavelmente com cancro, e morreu em 1839. Aos 10 anos de idade, Maxwell foi para escola em [[Edimburgo]]. Ele fez a universidade em Edimburgo, pensando que aí teria mais possibilidade de vir a ser cientista, do que em uma universidade mais prestigiosa como por exemplo Cambridge onde também tinha sido aceito. Na universidade de Edimburgo, graduou-se em Filosofia Natural (como era nessa época denominada a [[Física]]), Filosofia Moral e Filosofia Mental. Em 1850 ele vai estudar matemática na Universidade de Cambridge, mais precisamente no Trinity College. É nesta época que Maxwell inicia o seu estudo das equações de eletromagnetismo, que continuaria praticamente toda a sua vida.  Em 1854, graduou-se, entre os melhores estudantes do seu ano, e imediatamente depois apresenta um brilhante artigo à ''Sociedade Filosófica de Cambridge'' com o título "On the Transformation of Surfaces by Bending", um dos poucos artigos puramente matemáticos que escreveu.
+
=== Vida e Família ===
  
[[Ficheiro:JamesClerkMaxwell-KatherineMaxwell-1869.jpg|thumb|James e Katherine Maxwell em 1869.]]
+
James Clerk Maxwell nasceu em 13 de junho de 1831 na Rua India, 14, em Edimburgo, filho de John Clerk Maxwell, advogado, e Frances Maxwell. A família de Maxwell tinha uma situação financeira bastante confortável. Em fevereiro de 1858, Maxwell tornou-se noivo de Katherine Mary Dewar e casou-se com ela em junho de 1859. Por volta de 1879, apresentava sérios problemas de saúde por causa de um câncer no estômago. Voltou com sua esposa, também doente, para Glenlair para passar o verão. Maxwell sofria muitas dores e sua saúde continuou piorando. Quando voltou para Cambridge após o verão, mal conseguia caminhar; veio a falecer logo em seguida, no dia 5 de Novembro de 1879.
Em 1856 Maxwell se tornou professor em [[Aberdeen (Escócia)|Aberdeen]], e casa-se aos 27 anos com Katherine Mary Dewar, com quem nunca teve filhos. De 1855 a 1872 publicou com intervalos uma série de investigações sobre a percepção da cor e o [[daltonismo]] pela qual receberia a [[medalha Rumford]] da Royal Society em 1860. Em 1859 recebeu o prémio Adams por um artigo sobre a estabilidade dos [[anéis de Saturno]], em que demonstra que estes não podem ser completamente sólidos nem fluidos. A estabilidade destes anéis implica que eles têm de ser constituídos por numerosas pequenas partículas sólidas. Do mesmo modo provou que o sistema solar não podia ser formado pela condensação de uma nébula puramente gasosa, mas que esta nébula tinha que conter também pequenas partículas sólidas. Foi também nesta época que Maxwell fez os seus trabalhos mais importantes em física estatística, tendo generalizado o trabalho iniciado por [[Clausius]] em que este punha a hipótese de que um gás era formado por moléculas que se movem a uma certa velocidade e que vão mudando de velocidade ao chocar entre si. Maxwell considerou que as partículas se tinham que mover a diferentes velocidades e estudou a distribuição da velocidade destas. Em 1868 a continuação deste trabalho feita por Boltzmann daria origem à chamada [[distribuição de Maxwell-Boltzmann]] e ao campo da mecânica estatística.
+
  
Em 1860 foi nomeado professor no ''King's College'' de [[Londres]] e em 1861 foi eleito membro da ''[[Royal Society]]''. Durante este período investigou temas em [[elasticidade]] e em geometria pura, mas também prosseguiu os seus estudos em visão e óptica, tendo por exemplo demonstrado que se pode produzir uma fotografia a cores utilizando filtros vermelho, verde e azul e sobrepondo as três imagens assim obtidas (ver ao lado imagem da primeira fotografia a cores na história, obtida por este método). <ref> {{cite book | first=Ivan | last=Tolstoy | title=James Clerk Maxwell: A Biography| publisher=University of Chicago Press | year=1982 | isbn=0-226-80787-8 }} ''pg.103'' ISBN 0-226-80787-8 </ref>
+
[[Imagem:JamesClerkMaxwell-KatherineMaxwell-1869.jpg|thumb|center||Pais de Maxwell]]
 +
 
 +
=== Trajetória Acadêmica ===
 +
 
 +
Aos dezesseis anos, James começou a estudar matemática, filosofia natural e lógica na Universidade de Edimburgo. Em 1850 mudou-se para Cambridge, filiando-se ao  Peterhouse College. Por ser mais fácil obter uma bolsa de estudos, mudou-se para o Trinity College, que havia sido freqüentado por Isaac Newton (1642 – 1727). Formou-se em 1854 em matemática com grande destaque entre os outros estudantes. Apesar disso, não recebeu o prêmio de melhor aluno pois não se preparou adequadamente para os pesados exames de fim de curso.
 +
Maxwell tornou-se membro do Trinity College onde continuou trabalhando até 1856. Nesse ano, como queria ficar mais tempo com seu pai, que estava gravemente doente, foi trabalhar como Professor de Filosofia Natural no Marischal College em Aberdeen, no norte da Escócia. Enquanto estava no Trinity, Maxwell começou suas pesquisas sobre eletricidade e magnetismo. Seu primeiro trabalho sobre o assunto foi publicado em 1856.
 +
Em 1859, concorreu para ocupar a cadeira de Filosofia Natural na Universidade de Edimburgo, mas perdeu o posto para Peter Guthrie Tait (1831-1901), seu amigo pessoal desde os tempos da Academia de Edimburgo. Apesar de suas qualidades como matemático, Maxwell não era um bom professor para alunos iniciantes, o que favoreceu Tait.
 +
Apesar de ter se tornado genro do diretor do Marischal College, Maxwell foi despedido em 1860, quando este se uniu ao King's College, e teve que procurar outro emprego. Em 1860 Maxwell foi indicado para ocupar a cadeira de Filosofia Natural no King's College de Londres onde permaneceu até 1865. Após deixar o King's College de Londres, Maxwell retornou à região em que passou sua infância, Glenlair, dedicando-se a escrever seu famoso livro sobre eletromagnetismo, o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, publicado em 1873.
 +
Em 1871, foi trabalhar, após grande relutância por sua parte, como diretor do Laboratório Cavendish em Cambridge. Ele ajudou a projetar e desenvolver este importante laboratório, pelo qual, posteriormente passariam importantes físicos como J. J.  Thomson (1856 - 1940) e Ernest Rutherford (1871-1937).
 +
Entre 1874 e 1879, dedicou-se intensamente à edição dos trabalhos e manuscritos sobre matemática e eletricidade experimental de Henry Cavendish, que publicou em 1879.
 +
 
 +
=== Um Pouco de História ===
 +
 
 +
A história de como Faraday e Maxwell revelaram a profunda união entre eletricidade e magnetismo e a natureza da luz, começa com a crença de Faraday em uma união das forças da Natureza levou-o a descoberta da relação entre eletricidade e magnetismo, e o que faraday descobriu no laboratório, Maxwell interpretou brilantemente através de sua elegante matemática. Mensionar eletricidade e magnetismo é mensionar os nomes de Faraday e Maxwell.Melhor ainda, mensionar Eletromagnestismo é mencionar os nomes de Faraday e Maxwell, pois foram eles, Mais do que qualquer outro cientista, que revelaram ao mundo a profunda conexão entre essas duas forças da Natureza, que por milêneos foram consideradas distintas e independentes. Foi apatir dessa união que Faraday construiu  primeiro motor eletromagnético, embrião dos que são usados hoje em inúmeras aplicações, de carrinhos de autorama a turbinas hidrelétricas. Foi a patir dessa união que Faraday introduziu o conceito de linhas de força, que dentre outras coisas, explica como a influência de um imã pode ser sentida à distância, ou como duas cargas elétricasde sinais opostos se atraem. E foram as linhas de força de Faraday que levaram Maxwell a postular a existência de campos, um dos conceitos mais fundamentais de toda a Física. Pode-se dizer que Faraday driblou o goleiro e deu o passe perfeito para Maxwell com sua habilidade matemática fazer o gol. Da obra dos dois emerge também a explicação da natureza da luz: um distúrbio do campo eletromagnético que se propaga no espaço. Maxwell mostrou que esse distúrbio do campo era causado por cargas elétricas em movimento em forma de onda que se propaga com a velocidade da luz. Mais ainda , a luz que vemos é apenas pate da história: existem várias outras ondas eletromagnéticas invisíveis aos nossos olhos, das ondas de rádio ao ultravioleta, aos ráios X etc.
 +
 
 +
== Descrição conceitual ==
 +
Conceitualmente, as equações de Maxwell descrevem como carga elétrica|cargas elétricas e corrente elétrica|correntes elétricas agem como fontes dos campos campo elétrico|elétrico e campo magnético|magnético. Além do mais, as equações de Maxwell descrevem como um campo elétrico que varia no tempo gera um campo magnético que também varia no tempo, e vice-versa.  
 +
 
 +
Das quatro equações, duas delas, a lei de Gauss e a lei de Gauss para o magnetismo, descrevem como os campos são gerados a partir de cargas. Para o campo magnético, como não há monopolo magnético|carga magnética, as linha de campo|linhas de campo magnético não começam nem terminam, ou seja, as linhas são como trajetórias fechadas.  As outras duas equações descrevem como os campos "circulam" em torno de suas respectivas fontes: o campo magnético "circula" em torno de correntes elétricas e de campos elétricos variantes com o decorrer do tempo, conforme a lei de Ampère com a correção do prórprio Maxwell; campos elétricos "circulam" em torno da campos magnéticos que variam com o tempo, conforme a Lei de Faraday-Neumann-Lenz|lei de Faraday.

Edição atual tal como às 21h14min de 12 de setembro de 2011

Conteúdo

 [ocultar

[editar] Integrantes do Grupo

  1. Danilo Leal Raul
  2. Fabio Silva Lopes
  3. Julio Luiz Marques

[editar] Uma breve História da vida de James Clerk Maxwell

James Clerk Maxwell

[editar] Introdução

James Clerk Maxwell (Edimburgo, 13 de Junho de 1831 — Cambridge, 5 de Novembro de 1879) foi um grande físico e matemático britânico. Ele é mais conhecido por ter dado a sua forma final à teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Esta é a teoria que surge das equações de Maxwell, assim chamadas em sua honra e porque ele foi o primeiro a escrevê-las juntando a lei de Ampère, por ele próprio modificada, a lei de Gauss, e a lei da indução de Faraday. Maxwell demonstrou que os campos eléctricos e magnéticos se propagam com a velocidade da luz. Ele apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito electromagnético, isto é, que a luz corresponde à propagação de ondas eléctricas e magnéticas, hipótese que tinha sido posta por Faraday. Demonstrou em 1864 que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza: uma força elétrica em determinado referencial pode tornar-se magnética se analisada noutro, e vice-versa. Ele também desenvolveu um trabalho importante em mecânica estatística, tendo estudado a teoria cinética dos gases e descoberto a chamada distribuição de Maxwell-Boltzmann. Maxwell é considerado por muitos o mais importante físico do séc. XIX, o seu trabalho em electromagnetismo foi a base da relatividade restrita de Einstein e o seu trabalho em teoria cinética de gases fundamental ao desenvolvimento posterior da mecânica quântica.

[editar] Vida e Família

James Clerk Maxwell nasceu em 13 de junho de 1831 na Rua India, 14, em Edimburgo, filho de John Clerk Maxwell, advogado, e Frances Maxwell. A família de Maxwell tinha uma situação financeira bastante confortável. Em fevereiro de 1858, Maxwell tornou-se noivo de Katherine Mary Dewar e casou-se com ela em junho de 1859. Por volta de 1879, apresentava sérios problemas de saúde por causa de um câncer no estômago. Voltou com sua esposa, também doente, para Glenlair para passar o verão. Maxwell sofria muitas dores e sua saúde continuou piorando. Quando voltou para Cambridge após o verão, mal conseguia caminhar; veio a falecer logo em seguida, no dia 5 de Novembro de 1879.

Pais de Maxwell

[editar] Trajetória Acadêmica

Aos dezesseis anos, James começou a estudar matemática, filosofia natural e lógica na Universidade de Edimburgo. Em 1850 mudou-se para Cambridge, filiando-se ao Peterhouse College. Por ser mais fácil obter uma bolsa de estudos, mudou-se para o Trinity College, que havia sido freqüentado por Isaac Newton (1642 – 1727). Formou-se em 1854 em matemática com grande destaque entre os outros estudantes. Apesar disso, não recebeu o prêmio de melhor aluno pois não se preparou adequadamente para os pesados exames de fim de curso. Maxwell tornou-se membro do Trinity College onde continuou trabalhando até 1856. Nesse ano, como queria ficar mais tempo com seu pai, que estava gravemente doente, foi trabalhar como Professor de Filosofia Natural no Marischal College em Aberdeen, no norte da Escócia. Enquanto estava no Trinity, Maxwell começou suas pesquisas sobre eletricidade e magnetismo. Seu primeiro trabalho sobre o assunto foi publicado em 1856. Em 1859, concorreu para ocupar a cadeira de Filosofia Natural na Universidade de Edimburgo, mas perdeu o posto para Peter Guthrie Tait (1831-1901), seu amigo pessoal desde os tempos da Academia de Edimburgo. Apesar de suas qualidades como matemático, Maxwell não era um bom professor para alunos iniciantes, o que favoreceu Tait. Apesar de ter se tornado genro do diretor do Marischal College, Maxwell foi despedido em 1860, quando este se uniu ao King's College, e teve que procurar outro emprego. Em 1860 Maxwell foi indicado para ocupar a cadeira de Filosofia Natural no King's College de Londres onde permaneceu até 1865. Após deixar o King's College de Londres, Maxwell retornou à região em que passou sua infância, Glenlair, dedicando-se a escrever seu famoso livro sobre eletromagnetismo, o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, publicado em 1873. Em 1871, foi trabalhar, após grande relutância por sua parte, como diretor do Laboratório Cavendish em Cambridge. Ele ajudou a projetar e desenvolver este importante laboratório, pelo qual, posteriormente passariam importantes físicos como J. J. Thomson (1856 - 1940) e Ernest Rutherford (1871-1937). Entre 1874 e 1879, dedicou-se intensamente à edição dos trabalhos e manuscritos sobre matemática e eletricidade experimental de Henry Cavendish, que publicou em 1879.

[editar] Um Pouco de História

A história de como Faraday e Maxwell revelaram a profunda união entre eletricidade e magnetismo e a natureza da luz, começa com a crença de Faraday em uma união das forças da Natureza levou-o a descoberta da relação entre eletricidade e magnetismo, e o que faraday descobriu no laboratório, Maxwell interpretou brilantemente através de sua elegante matemática. Mensionar eletricidade e magnetismo é mensionar os nomes de Faraday e Maxwell.Melhor ainda, mensionar Eletromagnestismo é mencionar os nomes de Faraday e Maxwell, pois foram eles, Mais do que qualquer outro cientista, que revelaram ao mundo a profunda conexão entre essas duas forças da Natureza, que por milêneos foram consideradas distintas e independentes. Foi apatir dessa união que Faraday construiu primeiro motor eletromagnético, embrião dos que são usados hoje em inúmeras aplicações, de carrinhos de autorama a turbinas hidrelétricas. Foi a patir dessa união que Faraday introduziu o conceito de linhas de força, que dentre outras coisas, explica como a influência de um imã pode ser sentida à distância, ou como duas cargas elétricasde sinais opostos se atraem. E foram as linhas de força de Faraday que levaram Maxwell a postular a existência de campos, um dos conceitos mais fundamentais de toda a Física. Pode-se dizer que Faraday driblou o goleiro e deu o passe perfeito para Maxwell com sua habilidade matemática fazer o gol. Da obra dos dois emerge também a explicação da natureza da luz: um distúrbio do campo eletromagnético que se propaga no espaço. Maxwell mostrou que esse distúrbio do campo era causado por cargas elétricas em movimento em forma de onda que se propaga com a velocidade da luz. Mais ainda , a luz que vemos é apenas pate da história: existem várias outras ondas eletromagnéticas invisíveis aos nossos olhos, das ondas de rádio ao ultravioleta, aos ráios X etc.

[editar] Descrição conceitual

Conceitualmente, as equações de Maxwell descrevem como carga elétrica|cargas elétricas e corrente elétrica|correntes elétricas agem como fontes dos campos campo elétrico|elétrico e campo magnético|magnético. Além do mais, as equações de Maxwell descrevem como um campo elétrico que varia no tempo gera um campo magnético que também varia no tempo, e vice-versa.

Das quatro equações, duas delas, a lei de Gauss e a lei de Gauss para o magnetismo, descrevem como os campos são gerados a partir de cargas. Para o campo magnético, como não há monopolo magnético|carga magnética, as linha de campo|linhas de campo magnético não começam nem terminam, ou seja, as linhas são como trajetórias fechadas. As outras duas equações descrevem como os campos "circulam" em torno de suas respectivas fontes: o campo magnético "circula" em torno de correntes elétricas e de campos elétricos variantes com o decorrer do tempo, conforme a lei de Ampère com a correção do prórprio Maxwell; campos elétricos "circulam" em torno da campos magnéticos que variam com o tempo, conforme a Lei de Faraday-Neumann-Lenz|lei de Faraday.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas