Processing math: 100%

Mudanças entre as edições de "Map0151"

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa
(Representação de números inteiros numa base)
Linha 1: Linha 1:
 
[[Arquivo:cobra4.png]]
 
[[Arquivo:cobra4.png]]
 +
 +
<div style="background-color:#ffaaaa; text-align:center; text-width:100%; font-size:150%; border:2px solid #000000;"> [http://social.stoa.usp.br/profile/calculo-numerico-com-python | Comunidade no Stoa] [http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=1239 | Disciplina no Moodle|]</div>
 
__MATHJAX__
 
__MATHJAX__
 
=== Números no Computador ===
 
=== Números no Computador ===

Edição das 20h29min de 26 de janeiro de 2013

Cobra4.png

| Comunidade no Stoa | Disciplina no Moodle|

Números no Computador

Muitos dos algoritmos de cálculo numérico, por uma questão prática, deverão ser executados numa máquina real. Nestas máquinas, no entanto, a capacidade de memória para representação dos números é finita. Vários números reais (infinitos, de fato) terão a mesma representação no computador (ou calculadora), daí originando-se os erros de arredondamentos. Vamos ver qual é a técnica usada atualmente para diminuir os erros de arredondamentos.

Representação de números inteiros numa base

Seja β>1 um número natural. Então podemos representar qualquer número inteiro k como a soma k=sgn(k)a0β0++asβs onde cada algarismo aj representa um número natural entre 0 e β1. Só as é diferente de zero. Esta representação é única. A representação de k na base β é k=±[asa0]β Deixando o sinal de k de fora, para simplificar. Podemos calcular os algarismos do número daddo na base β aplicando repetidas vezes o algoritmo da divisão. Escrevendo k=a0+β(a1+β(a2++βas))) vemos que a0 é o resto da divisão k//β, a1 é o resto da divisão (ka0)//β e assim por diante.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas