Mudanças entre as edições de "Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/Perfis/mat/Flavio Maziero Serpa"

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa
(Flávio Maziero Serpa)
(Flávio Maziero Serpa)
Linha 2: Linha 2:
  
 
= Flávio Maziero Serpa =
 
= Flávio Maziero Serpa =
Mas veja só, acima você encontra uma tabela de conteúdo gigante, mas tudo não passa do projeto gráfico e um trabalhinho.
+
Mas veja só, acima você encontra uma tabela de conteúdo gigante, mas tudo não passa do projeto gráfico.
  
 
== Exemplos de bom design ==
 
== Exemplos de bom design ==

Edição das 03h51min de 2 de julho de 2007


Conteúdo

 [ocultar

Flávio Maziero Serpa

Mas veja só, acima você encontra uma tabela de conteúdo gigante, mas tudo não passa do projeto gráfico.

Exemplos de bom design

Exemplos de mau design

Elementos do design

Alinhamento

Designers

Alan Fletcher

Cor aprendida

Old%20Master%20Stuffing%20spoon.jpg

Ao ver a foto da colher acima, assumimos que sua cor é prateada. Entretanto, a cor prateada não pode ser reproduzida no sistema de cor RGB - sendo esta, então, uma impressão causada pelo efeito de cor aprendida. Ao aproximarmos essa imagem numa escala de 1600% (ver imagem abaixo), podemos notar que ela é formada, na verdade, por pixels que variam do branco o preto, passando por diferentes tons de cinza. Numa resolução muito maior, de 72 pixels por polegada, a aglutinação desses diversos tons de cinza leva o cérebro humano a crer que a cor observada é, na verdade, o prateado.

Zoom de 1600%

Projeto gráfico

Briefing

Introdução

Atualmente, existem várias revistas destinadas aos músicos que tocam violão, guitarra, teclado, baixo e bateria, cada uma voltada ao instrumento específico. Essas publicações trazem matérias sobre o mundo da música, falando de shows, artistas, lançamentos, etc, além de reviews de instrumentos e equipamentos musicais. Mas, mais importante que isso, elas trazem também partituras de músicas para serem tocadas com o instrumento ao qual se destina a publicação.

No entanto, o formato dessas revistas é incômodo para o músico que deseja acompanhar essas partituras. A revista tem capa e páginas ambas muito finas, fazendo com que as folhas se dobrem para trás ou se fechem quando a revista é colocada no pedestal apropriado a partituras.

Objetivo

A finalidade deste projeto é produzir uma publicação sobre música que traga partituras e seja num formato cômodo para que o músico possa acompanhar a partitura sem problemas. A revista também trará informações sobre o mundo da música, artistas e instrumentos, como qualquer publicação no estilo.

Público-alvo

Cada edição da revista trará matérias e partituras focadas num determinado instrumento e estilo musical, buscando conquistar periodicamente diferentes nichos de músicos.

Mensagem a enviar

O tom da publicação será informal, uma conversa "de músico para músico". A revista vai falar de artistas do estilo escolhido na edição, trará reviews de álbums, testes com instrumentos e equipamentos, tudo o que for relacionado ao tema da edição (instrumento e estilo musical). Também trará sempre uma partitura, com informações sobre a música escolhida - curiosidades, biografia do artista, breve resumo do álbum, setup usado pelo artista, etc. Tudo em um tom amigável e informal.

Resposta esperada pelo público

Espera-se uma grande aceitação do formato diferenciado, que facilita a leitura das partituras.

Justificativa do projeto

A intenção deste projeto é trazer ao músico apenas o material que seja relevante ao que ele busca, logo optou-se por uma publicação curta (de 10 a 12 páginas) focada na partitura musical que a acompanha.

Tamanho e gramatura do papel

Foi escolhido um formato grande, cujo tamanho se assemelha ao de uma pasta de música (que tem 252mm x 335mm). O tamanho de página escolhido foi o standart B4, que mede 250mm x 353mm (708,661pt x 1000,63pt). Como esta publicação será encadernada no formato brochura (grampo no meio), o papel utilizado deverá ser o standart B3, que possui o dobro do tamanho do B4.

Também se fez necessária a escolha de um papel com gramatura maior que o comum, para que não haja problemas com folhas se dobrando como já foi dito na introdução do briefing. Foi escolhido papel couché de 220g/m² para a capa e contracapa, e couché de 150g/m² para as páginas internas. Acredito que esta gramatura resolva o problema da maleabilidade, mas ao mesmo tempo não torne a revista excessivamente pesada ou rígida, permitindo a sua fácil produção, transporte e armazenamento.

Tipo de encadernação

Optou-se pela brochura (grampo no meio), pois as partituras que acompanharão a revista sempre virão no meio da revista. Desta forma, o músico pode destacar a partitura facilmente se for seu desejo.

Restrições técnicas

Pode haver alguma restrição quanto ao tamanho do papel utilizado em relação a seu armazenamento e transporte, assim como a adaptação às prateleiras de bancas de jornal, sendo necessária a escolha de um formato menor.

Entrelinha

A entrelinha escolhida foi de 14pt, por se adaptar melhor ao fluxo de leitura desejado e à tipografia selecionada.

Tipografia

Para este projeto, foi escolhida a família tipográfica Gill Sans MT, por ser uma letra moderna, harmosiosa e de fácil leitura.

Títulos
Gill Sans MT Bold 56pt
Subtítulos
Gill Sans MT Bold 28pt

Entre título e subtítulo foi deixada uma entrelinha de 42pt, ou seja, um espaço duplo em relação ao tamanho do subtítulo.

Textos
Gill Sans MT Normal 12pt

Nos textos é utilizada a entrelinha padrão de 14pt.

Margens e colunas

Os cálculos de margens e colunas foram feitos a partir da entrelinha. Por ser um formato grande, foi decidido dividir a página em terços, facilitando a montagem do grid. A entrelinha de 14pt forneceu um tamanho de 50ln x 71ln para a página, com sobra horizontal de 8,611pt e vertical de 6,63pt. Essas sobras foram divididas entre as margens, que ficaram com a seguinte configuração:

Margem superior: 3ln + 3pt (45 pt)
Margem inferior: 4ln + 3,63pt (59,63pt)
Margem interna: 4ln + 4,661pt (60,661pt)
Margem externa: 3ln + 4pt (46pt)

Essas margens foram calculadas a fim de fornecer uma área de trabalho de 43ln x 64ln, número que é possível dividir em 18 blocos de 13ln x 9ln, com espaçamento de 2ln entre eles. Assim, a configuração do grid ficou em três colunas com 13ln de largura e espaçamento horizontal de 2ln entre elas, com cada coluna sendo formada por 6 blocos com 9ln de altura e 2ln de espaçamento vertical entre eles. Desta maneira, a página fica divisível verticalmente tanto em 2 partes quanto em 3, aumentando as possibilidades de aplicação do grid.

Caso especial: títulos

Quando há um título, seu bloco tem a altura de 7ln, com espaçamento de 2ln para o bloco de baixo, que passará a ter 11ln. Este caso especial estará melhor demonstrado nas aplicações do grid.

Grid

O grid com suas aplicações pode ser encontrado neste arquivo: http://flavioserpa.com/luli/serpa.pdf

Memorial de gráfica

Suporte

Capa: papel couché 220g/m²
Páginas: papael couché 150g/m²

Processo

Off-set

Cores

Escala CMYK.

Formato do papel

Formato original: standart B3 (cada página tem o tamanho standart B4), aproveitamento de 100% (não há necessidade de refilar).
Aberto: 50cm x 70,6cm
Fechado: 25cm x 35,3cm

Tintas especiais/acabamento

Verniz na capa e contracapa

Imagens

As imagens deverão obedecer à resolução de 250dpi a 300dpi.

Encadernação

Brochura (grampo no meio).

Capa

Papel couché de gramatura mais alta, como explicado anteriormente.

Tiragem

30 mil cópias.

Distribuição

Grandes centros do país: capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas