Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/aulas/cor
Cor aprendida vs. cor apreendida.
Existe uma diferença muito grande entre as cores que vemos e aquela que acreditamos ver. A galeria a seguir mostra vários exemplos disso:
por Rafael Kirsneris
Quem disse que água é transparente e o céu azul???
--Kirsneris 16:40, 7 Maio 2007 (BRT)
Problemas causados por essa confusão
Thais Emy Ohata
As fotografias de céu exemplificam a distorção da nossa percepção em relação às cores observadas na natureza. A definição do céu como azul, e dele ser sempre assim retratado em desenhos, filmes e mesmo na fotografia, se mostra relativa. O céu pode adquirir tonalidades azuis, mas isso depende do ângulo de incidência dos raios solares na atmosfera, das condições climáticas e mesmo do local onde estamos. Mas a idéias de azul é tão enraizada em nossas mentes que sempre o imaginamos ou o retratamos desta cor. No caso específico da fotografia, o fator cor também varia de acordo com o contexto cultural do local. Por exemplo, os negativos e os banhos produzidos pela KODAK (empresa norte-americana) tendem a produzir tons reforçados para o azul e para o vermelho, produzindo um alto contraste. Essa idéia deriva do contraste comum na bandeira norte-americana. Já os negativos da FUJI (empresa japonesa) tendem a reforçar mais os verdes, pois na cultura oriental o verde da vegetação é de extrema importância e beleza.
--Emykitsune 01:54, 8 Maio 2007 (BRT)
Alex Nascimento de Mendonça
Neste exemplo é significativa a diferença entre a cor aprendida e a cor apreendida. A laranja, fruta apresentada nas duas imagens acima, é facilmente reconhecida pela cor que leva em seu próprio nome (cor aprendida). Entretanto, a fruta em questão aparece na imagem da esquerda com uma coloração evidentemente amarelada (cor apreendida), principalmente se comparada à imagem a da direita.
--Alexnasmen 18:25, 8 Maio 2007 (BRT)