Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)

De Stoa
Edição feita às 19h18min de 9 de agosto de 2009 por Ewout (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Wiki da disciplina Produção Gráfica (CRP - 0357) do curso de Publicidade e Propaganda da ECA-USP, turmas manhã e noite.

Projeto colaborativo de wiki. A comunidade responsável pela publicação e edição não se responsabiliza por eventuais erros quanto à veracidade,atualização ou acuidade dos verbetes nela existentes. Antes de consultar ou editar qualquer página, recomendamos a leitura dos Termos de uso.

Este é um projeto didático, utilizado como complementação das aulas de Produção Gráfica do departamento CRP da ECA. Durante o semestre letivo, somente os alunos da disciplina estarão autorizados a editar suas páginas. Por esse motivo, cada aluno se responsabilizará pelo conteúdo publicado e será avaliado por sua qualidade, ineditismo, relevância e outros critérios determinados em aula. Para maiores informações, conheça a sistemática proposta ou entre em contato.

Para os que não estão habituados com a edição de páginas Wiki (quase todos, acredito eu), as dicas de formatação são imprescindíveis.


Conteúdo

Colaboradores

Responsáveis pelo conteúdo deste projeto:

Alunos do curso matutino:


Alunos do curso noturno:

Termos de uso

Os verbetes desta wiki são produzidos pelos alunos da disciplina Produção Gráfica (CRP-0357) da ECA-USP como trabalhos de acompanhamento da disciplina. Como qualquer trabalho de aluno, pode conter uma série de incorreções ou mal-entendidos, portanto não é recomendado que o conteúdo dessas páginas seja utilizado como referência para qualquer trabalho, seja pessoal, profissional, acadêmico ou científico.


ALUNOS: isto não significa que "liberou geral", muito pelo contrário. Ao contrário do que a velha guarda tecnológica diz por aí, é infinitamente fácil descobrir um texto copiado da web, por isso não se metam a besta. Quanto a imagens, peço que não façam o download de sites para depois fazer o upload para cá. Muito mais sensato é copiar o link da imagem e direcioná-lo da própria página Wiki. Isso torna a página mais leve, de acesso mais rápido e evita conflitos de direitos. Essa regra não vale, no entanto, se a foto for tirada por você.

A maioria dos verbetes é de edição colaborativa, por isso é importante ler tudo o que foi escrito antes antes de colar o que você já escreveu. O grupo responsável por cada verbete será avaliado por sua qualidade geral, e isso exclui repetições e contradições.

Responsabilidades

Todos os artigos devem ser assinados ou serão eliminados do sistema. Ao publicá-los, seus autores automaticamente se comprometem com sua veracidade e integridade. Em outras palavras: se um autor erra por desconhecimento, está completamente perdoado. Se publicar algo deliberadamente copiado ou alterar o conteúdo publicado por outros por má fé, terá essas atitudes levadas em conta em sua avaliação.

Notas

Em determinadas aulas, todos os alunos de uma classe recebem uma tarefa específica, com prazo de entrega. Os que faltarem às aulas deverão se informar através do Blog de aulas ou das aulas. Caso tenha dúvidas, utilize a seção de comentários referente ao post da aula no blog. Só em último caso envie um e-mail para o coordenador.

O prazo das tarefas é inegociável. Trabalhos entregues na data recebem um bônus inicial de dois pontos. Trabalhos entregues com até uma semana de atraso receberão um ponto de bônus. Depois deste prazo e até o dia da avaliação final os trabalhos serão aceitos, mas sem bônus. Os oito pontos restantes de cada trabalho serão atribuídos conforme a relevância e adequação de cada verbete, na data de avaliação final (fim do semestre).

Em outras palavras: cada aluno fará parte de, em média, cinco grupos, a maior parte deles composta de colegas de outras turmas ou unidades, de quem se conhece pouco e praticamente não há contato. Por isso é fundamental a elaboração de um material individual de qualidade e a criação de perfis de referência com canais para contato.

Sistemática

A maior parte dos trabalhos acadêmicos de graduação não deveria merecer este nome. A culpa não é dos alunos, mas de um sistema pouco eficiente. Pouco importa o tema, na maioria das vezes o resultado é pífio: alunos fazem trabalhos às pressas (quando não os copiam), individualmente e sem discussão, o que leva a um nível de retenção de conhecimentos baixíssimo. Esses trabalhos são entregues a um professor que já conhece o tema, portanto tem pouco a aprender. Resta a ele um julgamento de pouco valor, em que apenas se atribui o quanto tal resposta é "certa", mesmo que para certas questões não existam respostas absolutamente corretas.

Ao aluno é atribuída uma nota que não tem muita relevância, pois raramente dá caminhos a se seguir. Portanto são raros os trabalhos que resultam efetivamente em algum aprendizado ou abertura de horizontes. Para piorar, o aluno não tem contato com a pesquisa realizada por seus colegas e, portanto, não pode aprender com as incorreções dos outros. Por último, o professor tem pouco estímulo para inovar, já que, a cada ano, o que foi aprendido vai embora com os alunos e praticamente não deixa legado.

O projeto de utilização de páginas Wiki e blogs para o acompanhamento de aulas permite ao professor e ao aluno a criação de de um material de referência dinâmico e atualizado que, como legado, pode ser ampliado, discutido e reciclado pelas turmas subseqüentes, em um processo infinito de expansão de conhecimento.

Belas palavras. Agora vamos ver se na prática isso rola ou se é só mais um blablablá teórico de tiozinho sem noção.

Como formatar páginas

Veja aqui.


Programa de curso e trabalhos

Veja aqui o programa de curso e a forma de avaliação dos trabalhos.

Os temas pedidos até agora foram:

Sua contribuição para esses temas deve estar presente em sua página individual e na coletiva.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas