Mudanças entre as edições de "Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/Perfis/mat/Beatriz Chiavini Mendes de Carvalho"

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa
(Cor aprendida e cor apreendida)
(Cor aprendida e cor apreendida)
 
Linha 58: Linha 58:
 
==Cor aprendida e cor apreendida ==
 
==Cor aprendida e cor apreendida ==
 
[[Imagem:Exemplo1.jpg]]      [[Imagem:Exemplo3.jpg]]<br><br>
 
[[Imagem:Exemplo1.jpg]]      [[Imagem:Exemplo3.jpg]]<br><br>
Na infância, quando estávamos aprendendo a identificar as cores, as professoras adoravam usar as frutas e suas cores (aprendidas) como exemplos. A uva é roxa ou verde, a maçã é vermelha ou verde, o limão é verde e a laranja é... Mas um olhar mais atento nota que nenhuma fruta tem uma cor só. A maçã, como a acima, transita entre os tons de amarelo e vermelho, com o cabinho nos tons marrons, suas cores apreendidas.
+
Na infância, quando estávamos aprendendo a identificar as cores, as professoras adoravam usar as frutas e suas cores (aprendidas) como exemplos. A uva é roxa ou verde, a maçã é vermelha ou verde, o limão é verde e a laranja é... Mas um olhar mais atento nota que nenhuma fruta tem uma cor só. A maçã, como a acima, transita entre os tons de amarelo e vermelho, com o cabinho nos tons de marrom, suas cores apreendidas.

Edição atual tal como às 00h57min de 18 de junho de 2007

Conteúdo

[editar] Beatriz Chiavini M. de Carvalho – 3° PP-mat

[editar] Exemplos de bom design

Hangers.jpg

Um cabide apresenta um bom design, cumpre bem seu objetivo de servir de suporte para roupas para que estas não se amassem. Facilita o encontro da roupa desejada (praticidade), uma vez que pode ir de um lado para o outro numa arara de roupas. A estrutura acima é uma das mais primitivas, mas com alguns incrementos (ganchos e pontas) pode servir de suporte para qualquer tipo de vestimenta, ou seja, de grande utilidade. É um objeto comum em todas as classes sociais, devido a sua plasticidade, que dependendo do material que é feito e da marca que representa ou apresenta, pode ser encontrado em uma ampla gama de preços.


cork.jpg

Uma rolha, seguindo os mesmos critérios de cumprir objetivos e corresponder as necessidades de um público, pode ser considerada um bom design. Além de servir na vedação de garrafas, principalmente as de vinhos, evitando a degradação do mesmo caso estivesse em contato com o ar. Uma observação quanto a isso: a garrafa deverá sempre estar inclinada para que a rolha tenha contato com o produto e inche para uma perfeita vedação. Após aberta a garrafa em que estava presente, a rolha de cortiça natural perde sua função, mas para substituí-la existem as rolhas artificiais, como as de borracha, seguindo o mesmo formato da rolha acima.

[editar] Exemplos de mau design

300px-Ketchuppacket.jpg

Não há nada pior que um sachê desses acima. Deveriam servir para conservar o produto, serem altamente portáveis e se abrirem facilmente. Mas, graças ao plástico que reveste a folha de alumínio, a qual garante a conservação do alimento, e mesmo com o picote nas pontas, é praticamente impossível abrir uma dessas embalagens sem se sujar e perder quase todo o produto contido nela. Formato péssimo que não correspondendo às expectativas de seu público.


torneira.jpg

As torneiras como as com o formato acima são péssimos exemplos. A torneira serve para que você disponha de água quando deseje, evitando desperdícios. Além disso, as torneiras de banheiro servem para que você lave as mãos e evite o contágio de doenças. Mas torneiras como a acima, de rosca, a qual você precisa ter contato para abrir e fechar, perdem essa função devido ao contato das mãos limpas com os micróbios presentes quando estavam sujas.

[editar] Elementos do design: equilíbrio

40.jpg cachoeira.jpg

Estar em equilíbrio é apresentar uma postura estável e que embora possa apresentar forças contraditórias, elas são de mesma concentração, de mesmo peso. Equilíbrio pode ser visto também como sinônimo de harmonia entre os objetos.

Na primeira figura, de um floco de gelo, podemos relacionar equilíbrio à simetria. Seis lados iguais, que nos induzem a uma observação aprofundada e, inevitavelmente, a uma comparação, em busca de uma imperfeição da natureza.

A segunda imagem, da cachoeira, fotografia tirada em alta velocidade de obturação, é outro exemplo de imagem equilibrada. O sentido do fluxo d'água, "congelado" na imagem, mas o qual conhecemos previamente (de cima para baixo) direciona nosso olhar. Os próprios galhos presentes na parte superior emolduram a imagem. E se pensarmos na cor, vemos que a parte mais escura (a qual consideramos mais "pesadas" ao olhar), tons de marrom, ficam embaixo, equilibrando-se com os tons verdes das plantas presentes na parte superior e a cor esbranquiçada da água sob pressão.

[editar] Designer: Paul Rand

Análise das obras de Paul Rand

Revista Direction

Essa é uma das capas da revista Direction feita por Paul Rand.

180px-Paul_rand_direction.png

… uma imagem que causa conflito ao olhar, devido à presença dos arames farpados, que parecem representar um embrulho de presente para o Natal, idéia afirmada pela mensagem no post-it de "Merry Christmas" (Feliz Natal). Os pontos espalhados pela imagem disputam nossa atenção, mas se integram harmonicamente com o tema da foto, de elementos de guerra. Arames farpados e buracos de bala. Não há uma hierarquia, já que a obra para ter sentido precisa ser visto pelo todo.


Logomarca IBM

logoibmdf4.jpg


Paul Rand faz uso do significante de signos lingüísticos de mesma homofonia que as letras que compıem "IBM", ou seja, troca o "I" por eye (olho), o "B" por bee (abelha) e mantém o "M". A imagem desses elementos é bem colorida, com cores fortes e frias, que são ressaltados pelo fundo preto. … uma imagem equilibrada, devido

à proporção dos elementos e da posição central que ocupam. A imagem tem que seguir a ordem de leitura ocidental para que tenha sentido.

[editar] Cor aprendida e cor apreendida

Exemplo1.jpg Exemplo3.jpg

Na infância, quando estávamos aprendendo a identificar as cores, as professoras adoravam usar as frutas e suas cores (aprendidas) como exemplos. A uva é roxa ou verde, a maçã é vermelha ou verde, o limão é verde e a laranja é... Mas um olhar mais atento nota que nenhuma fruta tem uma cor só. A maçã, como a acima, transita entre os tons de amarelo e vermelho, com o cabinho nos tons de marrom, suas cores apreendidas.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas