Formato MARC
Termo: Formato MARC
Definição 1: Projeto desenvolvido nos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso com o objetivo de fazer intercâmbio de dados bibliográficos entre as agências de catalogação.
Fonte:
Glossário de Termos Arquivísticos. Disponível em: http://www.cid.unb.br/M452/M4522012.ASP?txtID_PRINCIPAL=560. Acesso em: 21 ago 2007.
RÍOS HILARIO, Ana Belén. Nuevos horizontes en el análisis de los registros y la normativa bibliográfica. Gijón: Trea, 2003. p. 37.
Grupo: André da Silva Vidal, Francis Lampoglia, Jonathan R. Bertassi.
Definição 2: Formato digital padrão para descrever itens bibliográficos, desenvolvido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos durante os anos 1960 para facilitar a criação e disseminação da catalogação computadorizada entre bibliotecas, tanto dentro de um país quanto entre outros países. A partir de 1971, o MARC tornou-se formato de padrão nacional daquele país para disseminação de dados bibliográficos e em 1973 virou padrão internacional.
Fonte:
ODLIS — Online Dictionary for Library and Information Science. Disponível em: http://lu.com/odlis/odlis_m.cfm#machinecat. Acesso em: 21 ago 2007.
Grupo: André da Silva Vidal, Francis Lampoglia, Jonathan R. Bertassi.
Definição 3: Formato padrão para o armazenamento e intercâmbio de registros bibliográficos e informações relacionadas ao formato legível por máquina. Todos os padrões MARC estão de acordo com: ISO 2709:1996 Informação e Documentação -- Formato para Intercâmbio de Informações.
Fonte:
The British Library. Disponível em: http://www.bl.uk/services/bibliographic/exchange.html. Acesso em: 21 ago 2007.
Grupo: André da Silva Vidal, Francis Lampoglia, Jonathan R. Bertassi.
Definição 4: O formato MARC consiste em padrões para a representação e comunicação de informações bilbiográficas e outras relacionadas em formato legível por máquina, e documentação relacionada. Trata-se de um formato de dados bibliográficos que foi desenvolvido por Henriette Avram na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no início dos anos 1960. Ele providencia um protocolo pelo qual a informação bibliográfica é passível de intercâmbio, uso e interpretação pelos computadores. É o formato que fundamenta a maior parte dos catálogos bibliográficos na atualidade.
Fonte:
Wikipedia - The Free Encyclopedia. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/MARC_standards. Acesso em: 21 ago 2007.
Grupo: André da Silva Vidal, Francis Lampoglia, Jonathan R. Bertassi.
Definição 5: A sigla MARC vem de Machine Readable Cataloging, ou seja, catalogação legível por máquina. O formato MARC define uma estrutura para registros bibliográficos que permite o seu armazenamento em meio magnético e tratamento adequado pelos sistemas de computador, contendo recursos que permitem ao computador identificar e interpretar a informação contida em um registro catalográfico... tornando possivel a transferência de um item bibliográfico de um sitema ou banco de dados para outro, sem perda de informações, fazendo com que os dados sejam independentes de software e hardware e tornando os registros bibliográficos portáveis entre sistemas.
Fonte: THE LIBRARY OF CONGRESS. Understanding MARC Bibliographic: Machine-Readable Cataloging. Washington, DC, 2003. Disponível em: <http://www.loc.gov/marc/umb/um01to06.html> Acesso: 4 ser 2007.
Grupo: Erick
Definição 6: Machine Readable Cataloging. Developed by the Library of Congress, MARC is a standard way of putting the description of a book or other item into a machine readable record to permit sharing with another machine.
Fonte: Trustees' Glossary. Disponível em: http://www.odl.state.ok.us/servlibs/l-files/glossm.htm Acesso em: 21 set. 2007
Grupo: Rachel Lione
Definição 7A sigla MARC vem de "Machine Readable Cataloging", ou seja, é um registro catalográfico legível por máquina. O formato MARC define uma estrutura para registros bibliográficos que permite o seu armazenamento em meio magnético e tratamento adequado pelos sistemas de computador, contendo recursos que permitem ao computador identificar e interpretar a informação contida em um registro catalográfico.
FonteFAQ´s.Disponivel em http://www2.fgv.br/bibliodata/geral/modelos/faqs.htm.
GrupoÉmerson Quirino
Definição 8Formatto MARC é um acrônimo de Machine Readable Cataloguing. (ORTIZ-REPISO JIMÉNEZ, 2006, p. 366). É um formato de registro bibliográfico utilizado pelas unidades de informação, com capacidade de armazenar os dados catalogados de livros, publicações periódicas, mapas e outros tipos de materiais e utilizado para o intercâmbio dessas informações entre sistemas automatizados. (LÓPEZ YEPES, 2004, v. 2, p. 157; ORTIZ-REPISO JIMÉNEZ, 2006, p. 366 ). É um formato que foi desenvolvido pensando-se no crescente aumento de computadores nas bibliotecas e na possibilidade de se compartilhar a catalogação de um registro já existente, usufruindo os benefícios que a automação pode oferecer. (BYRNE, 2001, p. 1).
FonteOKADA, S.Y.FORMATO MARC:ANÁLISE DA ENTRADA E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM CATÁLOGOS
ONLINE.Disponível em: http://arenito.cirp.usp.br/~teleduc/cursos/aplic/index.Acesso em 17.12.2007
GrupoÉmerson Quirino
Termos equivalentes: UNIMARC, MARC21, USMARC, CAN/MARC, CATMARC, LCMARC.
Termos relacionados: ISO 2709, protocolo Z39.50, MARCXML, Henriette Avram, AACR2