Linguagens documentárias
Conteúdo[ocultar] |
Formato bibliográfico
Definição 1: Estructura codificada para la recogida de datos bibliográficos que permite su almacenamiento, recuperación y lectura por ordenador.
Fonte: López Yepes (2004, v. 1, p. 574) apud OKADA, Susana Yuri. Formato MARC: análise da entrada e recuperação da informação em catálogos online. 2007. 92 f. Monografia – Graduação em Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia, Universidade de São Paulo, 2007.
Grupo: Francisco, Sara e Thiago
Termo relacionado: Dados bibliográficos
Definição 2: Formato bibliográfico se refere a dados que são organizados para representar uma classe de objetos e que, para se efetuar essa representação, é necessário um tratamento informatizado onde os dados são conceituados através de normas como a ISBD e o AACR2.
Fonte: Martin (1997, p. 227-230) apud OKADA, Susana Yuri. Formato MARC: análise da entrada e recuperação da informação em catálogos online. 2007. 92 f. Monografia – Graduação em Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia, Universidade de São Paulo, 2007.
Grupo: Francisco, Sara e Thiago
Termo relacionado: Dados; Recuperação da Informação.
Definição 3: La estructura y el sistema de códigos que hacen comprensible a la máquina el contenido de una noticia bibliográfica.
Fonte: Ortiz-Repiso Jiménez (2006, p. 364) apud OKADA, Susana Yuri. Formato MARC: análise da entrada e recuperação da informação em catálogos online. 2007. 92 f. Monografia – Graduação em Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia, Universidade de São Paulo, 2007.
Grupo: Francisco, Sara e Thiago
Termo relacionado: Sistema de códigos.
Formato MARC
Definição: É um formato de registro bibliográfico utilizado pelas unidades de informação, com capacidade de armazenar os dados catalogados de livros, publicações periódicas, mapas e outros tipos de materiais e utilizado para o intercâmbio dessas informações entre sistemas automatizados.
Fonte: LÓPEZ YEPES, 2004, v. 2, p. 157; ORTIZ-REPISO JIMÉNEZ, 2006, p. 366; apud OKADA, Susana Yuri. Formato MARC: análise da entrada e recuperação da informação em catálogos online. 2007. 92 f. Monografia – Graduação em Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia, Universidade de São Paulo, 2007.
Grupo: Francisco, Sara e Thiago
Termo relacionado:: Registro bibliográfico; Unidades de informação; Intercâmbio de informações.
Formato de entrada de dados
Definição 1: Formulário de captação de dados; formulário visto pelo alimentador, nos quais os dados nele registrados são transferidos para o arquivo para intercâmbio de dados.
Fonte: LOBO, 1990, p.13; MELGAÇO, 1987, p. 140; apud OKADA, Susana Yuri. Formato MARC: análise da entrada e recuperação da informação em catálogos online. 2007. 92 f. Monografia – Graduação em Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia, Universidade de São Paulo, 2007.
Grupo: Francisco, Sara e Thiago
Termo relacionado: Dados; Arquivo; Intercâmbio de dados.
Formato de armazenamento
Definição: Formato do arquivo de armazenamento, a partir do qual é gerado o arquivo para intercâmbio de dados. A partir do formato de armazenamento interno, é gerado o formato de intercâmbio.
Fonte: LOBO, 1990, p.13; BALBY, 1995, p. 31; apud OKADA, Susana Yuri. Formato MARC: análise da entrada e recuperação da informação em catálogos online. 2007. 92 f. Monografia – Graduação em Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia, Universidade de São Paulo, 2007.
Grupo: Francisco, Sara e Thiago
Termo relacionado: Intercâmbio de dados; Formato de intercâmbio.
Formato de intercâmbio
Definição 1: Formato padronizado, sendo necessário um padrão aceito internacionalmente para que haja o intercâmbio das informações entre os sistemas computadorizados de registros bibliográficos de uma forma econômica e eficiente. O formato de intercâmbio permite que o processo de catalogação de um documento seja feito apenas uma vez, pois o registro pode ser utilizado por outras unidades de informação.
Fonte: OKADA, Susana Yuri. Formato MARC: análise da entrada e recuperação da informação em catálogos online. 2007. 92 f. Monografia – Graduação em Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia, Universidade de São Paulo, 2007.
Grupo: Francisco, Sara e Thiago
Termo relacionado: Registro bibliográfico; Catalogação; Documento; Unidade de informação.
Formato de saída
Definição 1: É a forma de apresentação dos dados, seja ela impressa ou eletrônica (em arquivo externo ou na tela do computador).
Fonte: OKADA, Susana Yuri. Formato MARC: análise da entrada e recuperação da informação em catálogos online. 2007. 92 f. Monografia – Graduação em Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia, Universidade de São Paulo, 2007.
Grupo: Francisco, Sara e Thiago
Termo relacionado: Apresentação de Dados.