Novo Stoa

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Novo Stoa

A nova Rede de Colaboração já está no ar. As contas do sistema antigo foram migrados, e os usuários antigos podem se logar no novo sistema usando sua senha antiga. Novos usuários já podem se cadastrar.

Não é possível mais possível criar uma nova conta ou criar novo conteúdo no sistema antigo, mas o conteúdo será acessível no seu endereço antigo até o final de março de 2013. Todos os arquivos que foram subidos após 15 de novembro de 2012 serão perdidos: mova eles para o sistema novo.

FAQ

  1. P. Algo vai mudar para usuários do Moodle do Stoa? R. Não, usuários existentes do Stoa vão continuar poder usar seus login e senhas existentes. Novos usuários criam os seus logins e senhas no novo sistema.
  2. P. O conteúdo no sistema antigo será removido? R. Sim, no final de março 2013. Todos os arquivos que foram subidos após 15 de novembro de 2012 serão perdidos: mova eles para o sistema novo.
  3. P. Algo não deu certo na migração. Com quem falo? R. Mande um email para suporte@stoa.usp.br

Textos de Divulgação

Texto curto (distribuição via email)

A Rede Social de Colaboração da USP, parte do Projeto Stoa, ganhará uma nova versão que será apresentada pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) e os seus colaboradores, no dia 5 de dezembro de 2012, no auditório Fadigas (no STI). A nova plataforma, baseada no software livre Noosfero, foi adaptada para a USP, de acordo com os resultados de mais de um ano de deliberações e discussões, e oito meses de desenvolvimento de software.

A Rede Social de Colaboração do Stoa oferece um perfil na rede da USP para membros (incluindo egressos e convidados) da comunidade USP. As funcionalidades da nova Rede do Stoa foram desenvolvidas para ser usadas de forma complementar aos ambientes de apoio às disciplinas da USP, o Moodle do Stoa. Na Rede, professores e estudantes encontrarão ferramentas colaborativas da Web moderna. Nela, também todos podem disponibilizar e distribuir o seu conteúdo e se organizar em grupos de trabalho, bem como, em poucos minutos e de forma independente, criar páginas personalizadas para suas disciplinas e projetos, por exemplo.

Convidamos a todos conhecer as novas possibilidades: http://ur1.ca/big0x (veja o vídeo de relançamento do Novo Stoa).

Evento

Local
Auditório Fadigas, STI (ao lado do CCE, Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, n. 71, São Paulo)
Data
5 de dezembro às 14:00
Apresentadores
  • Prof. Gil da Costa Marques (STI): Apresentação
  • Prof. Fabio Kon (IME/CCSL): Oportunidade concreta de colaboração e desenvolvimento de software livre
  • Prof. Artur Rozestraten (FAU): A importância de redes sociais para a USP
  • Prof. Massimo di Felice (ECA): Pesquisa e Inovação em Redes Digitais
  • Prof. Ewout ter Haar (IF): Histórico do Projeto Stoa
  • Paulo Meirelles (IME/CCSL): Demonstração das novas funcionalidades da Rede Social do Stoa

Texto mais longo (para apoio ao pessoal de comunicação)

A Rede Social da USP, um dos serviços do projeto Stoa, terá uma nova versão, principalmente por 2 motivos:

  1. Vamos substituir o software atual (que não é mais suportado e que estava estagnado) para um software livre brasileiro que está em plena evolução, o Noosfero, também usado em outros projetos da USP.
  2. Queremos tentar oferecer à comunidade USP uma infraestrutura colaborativa melhor. Para docentes, a nova rede social permite organizar suas atividades educacionais complementar (ou indo além) a um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), para quem quer experimentar tecnologia da Web mais moderno em apoio às suas aulas, projetos e outras atividades.

O projeto Stoa da USP consiste de duas partes: a Rede Social (Noosfero) e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (o Moodle). O Moodle do Stoa oferece ambientes de apoio às disciplinas da USP. É usado atualmente por 20 mil pessoas (aproximadamente um quarto de todos os estudantes ativos na USP; duas mil pessoas diferentes se logam no sistema todos os dias). O Moodle do Stoa é uma plataforma especializada para educação. Porém, nos últimos anos surgiu muito interesse no uso das tecnologias de Rede Social em contextos educacionais, justamente para promover a colaboração e melhor disseminação do conhecimento.

Redes Sociais, de uma maneira geral, são organizado de uma forma menos "formal" e mais "horizontal" do que os ambiente em apoio à disciplinas tradicionais, mudando o foco de atenção e controle do professor para o aprendiz. Com a implementação da nova plataforma a Rede Social do Stoa, queremos incentivar os professores e estudantes experimentar com estas novas formas de organização de ambientes on-line e investigar como elas podem apoiar as suas atividades institucionais, complementado o que já é oferecido pelo Moodle.

Acreditamos que a USP, para exercer sua missão de oferecer ambientes educacionais de excelência, deve oferecer infraestrutura e tecnologia de ponta aos seus estudantes e docentes. Todos são livres, e até encorajados, fazer uso de serviços on-line de terceiros, como Facebook ou as tecnologias do Google. Mas não seria apropriado deixar as atividades educacionais da USP depender destes serviços, principalmente porque inovação na criação de ambientes educacionais é uma das competências mais importantes da instituição. Para o caso de Redes Socais em Educação há uma outra razão: não é apropriado forçar os nossos estudantes e professores usar um perfil digital criado fora do contexto da Universidade para suas atividades institucionais. É preciso, portanto, oferecer uma plataforma institucional que permite membros da comunidade USP criar os seus perfis e "identidades" digitais.

A nova plataforma da Rede Social Stoa da USP é baseada num software livre, chamado Noosfero, que tem seu desenvolvimento liderado por uma cooperativa brasileira, a Colivre. A USP, por iniciativa da STI e intermediado pelo Centro de Competência em Software Livre do IME-USP, financiou parte do desenvolvimento e customizações deste software livre no ano de 2012. Isto quer dizer que o software, assim como as melhorias implementadas, são disponíveis para outras universidades e instituições que queiram usar, assim como, essas novas funcionalidade foram inseridas nas redes que usam o Noosfero. No médio prazo, uma possibilidade que está sendo investigada é a formação de chamadas "Redes Federadas", que permitiriam, por exemplo, um professor ou aluno da Unicam colaborar e interagir facilmente com alguém da USP através do seu perfil da rede social da própria Unicamp.

Alguns destaques entre as novidades da nova plataforma Rede Social do Stoa incluem:

  • Agora é possível convidar pessoas sem número USP a participar na sua comunidade.
  • As interfaces de subir arquivos, fazer posts no blog e disponibilizar outro material ficaram mais modernas.
  • Chat (comunicação síncrona, no navegador) entre contatos;
  • Uma interface de personalização do perfil (páginas pessoais, para disciplinas e projetos) amigável;
  • Mais tipos de conteúdo: vários tipos de documentos, blogs (mais do que um por perfil), fóruns, galerias de fotos, formulários personalizados, envio de tarefas pelo alunos (que depois para ser abertas para revisão colaborativa);
  • Melhores ferramentas de gestão para administradores de grupos

Tela do novo Stoa Social

  • Nova Capa

Capa.png

  • Melhorias na administração do ambiente

Administracao.png

  • Definição de Língua do Ambiente

Ambiente.png

  • Definição de boas-vindas

Boas-vindas.png

  • Definição de Licença de Conteúdos na rede

Licencas.png

  • Definição de papéis de usuário

Papeis.png

  • Definição de Modelos para perfis (pessoas e comunidades)

Modelos.png

  • Definição de Arrastar blocos para a área central

Blocos-laterais.png

  • Novos plugins: incluso o de validação com o Número USP

Plugins.png

Implementação Técnica

A migração vai acontecer no dia 15/11/2012 às 14h. Veja o cronograma:

  1. Impedir novos posts no blog, upload de novos arquivos e mudanças no perfil no Elgg. Acredito que isto pode ser feito comentando algumas linhas em mod/blog/lib.php, mod/file/lib.php etc. Usuários podem se logar ainda. Também impedir o cadastro!
  2. Enviar e-mails para todos os usuários e administradores de comunidade que estão em social.stoa.usp.br. Aqueles usuários que não colocarem seus respectivos NUSP serão removidos, assim como aqueles administradores de comunidade que não explicitarem o interesse em manter suas comunidades. Depois desse filtro, avaliar como fazer um backup desses usuários e comunidades para inserirmos esses conteúdos no social.stoa depois de migrado.
  3. Rodar o script de migração: isso deve levar no máximo 48 horas, mas espera-se algo em tordo de 24 horas.
  4. Se for possível, criar regras mod_rewrite para que a maioria dos URLs antigo sejam re-direcionados para o novo URL no social.stoa.usp.br? (Isto é feito sobretudo para que Google não rebaixa nosso pagerank de 5 para 0.). Mas por enquanto, vamos colocar uma mensagem no topo de todas as páginas abertas no Ellg convidado o usuário/visitante a visita a nova rede social.
  5. Substituir página principal stoa.usp.br com página estática com links para social, disciplinas e wiki (e página de explicações sobre a migração)
  6. Mudar links de cadastro e mudança de senhas
    1. criar redirecionamento para http://stoa.usp.br/cadastro
    2. Refazer http://wiki.stoa.usp.br/Ajuda:Moodle/Cadastro
    3. Refazer links em http://disciplinas.stoa.usp.br/mod/page/view.php?id=12 e outras páginas
  7. Ligar autenticação do Moodle do Stoa no Noosfero:
    1. testar com alguns usuários: mudar método de autenticação para "noosfero" manualmente, testar mudança de senha, senha esquecido, etc.
    2. mudar todos os usuários para o método auth/noosfero (fazer um query no banco de dados diretamente é a solução mais fácil)
    3. mudar links para o formulário de cadastro (hardcoded em vários lugares) para http://social.stoa.usp.br/account/signup
  8. Re-escrever plugin de autenticação do wiki do Stoa para usar Noosfero
  9. Habilitar no Noosfero a alternativa de um usuário se autenticar/logar com um campo do Stoa Plugin (no caso, o número USP)

Detalhes da Migração

Para usuários existentes, sugerimos verificar os seguinte itens:

Se logar no sistema novo
A sua senha antiga ainda funciona. Se esqueceu a senha, acesse http://social.stoa.usp.br/account/forgot_password Se esqueceu o email ou o seu login, entre em contato com suporte@stoa.usp.br com o seu login e um email atual.
Checar a migração do conteúdo
Verifique os seus posts no blog e arquivos. Durante a migração foi feito uma tentativa de migrar o máximo de conteúdo possível, mas é possível que algo não deu certo. O sistema antigo ainda está no ar, para um determinado período, e deve recuperar tudo que está lá assim que possível.
Re-fazer contatos
Após se logar vai ter algumas "tarefas" para fazer, sobretudo a re-aceitação de contatos
Re-configurar seu perfil
No Noosfero é simples mudar seu perfil, re-configurar os blocos da sua página principal e organizar o seu conteúdo.

Instruções para Usuários dos ambientes de testes e homologação

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas