Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/Perfis/mat/Ruy Oshiro Kobashigawa

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa


Conteúdo

Ruy Oshiro Kobashigawa

email: rubaook@gmail.com

Bom design versus mau design

Exemplos de bom design

Porta corta-fogo

Porta corta-fogo

Este tipo de porta corta-fogo é um exemplo de bom design, pois ela é normalmente colocada em saída de emergência, passagem para pessoas potencialmente desesperadas fugindo de alguma catástrofe acontecida no prédio ou sala onde se encontravam. Por estarem em pânico, elas querem apenas correr, nada de pensar em girar uma maçaneta, para isso, as barras que só precisam ser empurradas para abrir a porta. Além disso, a porta é feita de material resistente e não-inflamável para isolar as chamas de um incêndio e evitar estragos maiores numa construção.

Embalagem Tetra pak

Embalagens Tetra pak

A embalagem cartonada (Tetra pak é a empresa, afinal) é daqueles exemplos dos quais não se lembra de primeira. E tem muitas características que fazem dela um grande design.
Esse tipo de embalagem foi concebido na época em que o atendimento nos mercados passou a ser self service. Até então os alimentos eram comprados a granel, o leite, em garrafas de vidro. Para que os consumidores manuseassem aquilo que queriam comprar era preciso uma embalagem leve e resistente. Também era necessário que o alimento fosse bem conservado lá dentro. Por ser feita basicamente de papel cartão e alumínio, a embalagem responde bem ao seu desígnio. Agora, além disso, esses mesmos materiais fazem desta embalagem ser reciclável, algo muito importante nestes tempos verdes em que vivemos.


--Ruyok 14:35, 1 Julho 2007 (BRT)

Exemplos de mau design

Site do Inri Cristo


O site do Inri Cristo é uma das coisas mais feias que vi nos últimos tempos. Sem entrar na questão da conduta do rapaz. Parece que a página principal é a parte mais caprichada, apesar de pecar no alinhamento de seus elementos e de bombardear nossa visão com imagens, o que nos faz não prestar atenção no texto. E, à medida que visitamos as seções do site, a coisa vai piorando. A segunda imagem da série acima mostra o resumo da vida de Inri Cristo, portanto espera-se um texto longo. No entanto, do jeito que está disposto, ele não é nada convidativo à leitura: coluna larga e sem margem entre o texto e a borda da página (e da janela). Passando para a próxima seção, uma entrevista com mais de 200 perguntas (!!!), agora, sim, um texto realmente extenso, mas, da mesma maneira, mal disposto na página. Pela extensão da entrevista, seria melhor organizá-la em páginas menores ou cada pergunta sendo um link para um popup com a resposta. Finalmente, a última seção que merece destaque pelo mau design é a que mostra perfis do Inri Cristo em diversos sites de relacionamento. Aqui notamos a falta de cuidado na construção de uma unidade do site, pois a tipologia difere do resto do site sem nenhuma razão aparente, mantendo no entanto a falta de margem (o que não se repete em todas as seções, nem o erro é uma constante).

Por todos esses motivos o site do Inri Cristo é exemplo de mau design. Mas vale dizer que o antigo era bem pior.


--Ruyok 22:15, 28 Junho 2007 (BRT)

Elementos de design

Contraste

Logomarca do Carrefour

Bom, na verdade nem todo mundo sabe que o logo do Carrefour é um "C". Uns pensam que é uma carinha feliz, outros, que é um et de gorrinho. Deixando isso de lado, a logomarca do Carrefour trabalha com contraste. A parte vermelha e a azul formam por contraste com o fundo branco um "C", que pode ficar difícil de identificar, pois os limites superior e inferior da letra não estão definidos.


--Ruyok 14:36, 1 Julho 2007 (BRT)

Joseph Binder

Joseph Binder foi um dos designers mais influentes na Europa e nos Estados Unidos. Nasceu na Áustria, mas mudou-se para os Estados Unidos em 1934, onde ganhou diversos concursos promovidos pelo Museum of Modern Art.

Ele foi muito influenciado pelo movimento cubista e pelo De Stijl optava por composições simples com elementos geométricos e contrastes de cores. O primeiro cartaz é quase todo composto apenas por círculos e retas. As reta diagonais se encontrando no infinito dão impressão de perspectiva e de movimento, mostrando que os trens levavam sua carga passageiros a lugares distantes e alta velocidade. O segundo é um cartaz para a New York World's Fair que pretendia estimular e economia americana depois da quebra da bolsa em 1929, reunindo empresários, inventores, artistas, designers para exibir novas tendências. A imagem mostra as construções que eram símbolo da idéia futurista da feira, e traçando praticamente apenas linhas retas consegue mostrar a grandeza da proposta da feira, com algumas luzes de holofote sobre os prédios da feira.


--Ruy Kobashigawa 23:38, 17 Junho 2007 (BRT)

Projeto Gráfico

Encarte de DVD de uma banda independente

Briefing resumido:

-Objetivos do projeto
Listar e resumir o conteúdo do disco, mostrar as letras da músicas e fotos de shows já realizados e relatar alguns detalhes da produção do DVD.
-Público-alvo preferencial
fãs, donos de casa de show (para apresentação) e quem mais estiver interessado em comprar o DVD da banda.
-Mensagem a enviar (e sua tônica)
Engajar o leitor a passar por todas as seções do DVD, e, para quem não conhece, fazer uma primeira apresentação da banda.
-Resposta esperada pelo público
Assistir ao DVD todo e acompanhar o trabalho da banda

Justificativa do projeto gráfico:

O projeto foi feito desta maneira para ser simples e organizado, já que se trata de uma banda independente procurando maior apoio.

Restrições técnicas que este projeto:

nenhuma

Tipografia utilizada:

-Título: Garamond 41
Garamond41.jpg
-Texto: Garamond 16
Garamond16.jpg
-Legenda de foto: Garamond 8 negrito
Garamond8b.jpg

Entrelinha para estruturar o projeto:

14pt

Dimensões das páginas:

-Fechado: 340,157pt X 510,236pt
-Aberto: 680,340pt X 510,236pt

Margens e colunas:

-Margem interior: 16,157pt
-Margem superior: 17pt
-Margem exterior: 16pt
-Margem inferior: 17,236pt
-Coluna Única: 308pt (22 linhas)

Memorial de gráfica

Suporte: Couché branco 75g

Processo: gráfica rápida

Quantas e quais cores são necessárias: 4x4 (CMYK)

Formato do papel original: A4

Formato aberto x fechado do layout:

-Fechado: 12cm X 18cm
-Aberto: 24cm X 18cm

Processo especial: Não

Tintas especiais: Não

Encadernação e capa: Dobra e grampo, capa couché branco 75g

Tiragem: 2500 cópias

Distribuição: venda junto com o DVD em casas de show


Encarte.jpg
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas