Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/Perfis/not/Adriano de Melo Kitani
Bom e mau design
Exemplo de bom design
Jogo Okami
Jogos de videogame têm ficado cada vez mais modernos e realistas. Com o desenvolvimento da computação gráfica as imagens mostradas pelos videogames têm se tornado cada vez melhores. Entretanto, em contrapartida com os jogos com gráficos cada vez mas realistas que vêm sendo lançados, a Capcom lançou em 2006 um jogo muito curioso chamado Okami. Diferente dos jogos que apresentam gráficos hiper-realistas, Okami oferece gráficos simples, que lembra pinturas japonesas medievais. A idéia do jogo é contar uma antiga fábula japonesa, a grande sacada está no visual dele, em que todo os personagens, cenários e menus são desenhados como se fossem uma pintura japonesa medieval, com traços simples e cores vivas. O design do jogo é bom pois, ao mesmo tempo, cumpre perfeitamente a função de ambientar o jogador dentro de uma fábula japonesa medieval, e também conversa diretamente com o tema da fábula: uma divindade nipônica que faz desenhos com um pincel e estes desenhos ganham vida. Há então uma harmonia entre o tema, a ambientação e o visual do jogo. A sensação que o jogador tem é a de que ele realmente está “pintando” uma gravura japonesa.
Exemplo de mau design
Mouse do IMac
A Apple é uma empresa bem conhecida pelo belo design dos seus produtos, como o Mac e o Ipod. Entretanto o mouse que era usado nos computadores IMac alguns anos atrás é um ótimo exemplo de mau design. O mouse, diferente dos mouses tradicionais, era redondo, tornando o mouse extremamente desconfortável de se usar. Esse mouse da Apple é um ótimo exemplo de como o visual de um objeto não deve atrapalhar sua funcionalidade.
Cor aprendida vs. cor apreendida.
Existe uma diferença entre a cor que realmente vemos e a cor que achamos ver. A foto abaixo exemplifica esse fato. Observa-se que a laranja da foto não tem apenas uma tonalidade de laranja (#FFA500), mas tem tonalidade de laranja que vão se tornado mais claras ou mais escuras conforme a iluminação.