Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/Perfis/not/Bruno Tertius Nigro Rocha
Conteúdo[ocultar] |
Nome
Bruno Tertius Nigro Rocha
Exemplos de bom design
O meu exemplo de excelência em design é um objeto simples, e para alguns, até mesmo cotidiano. Trata-se da rede de balanço, uma invenção indígena, e que tem por princípio básico elevar o corpo e assim protege-lo de insetos e animais rasteiros. Além disso, evita o contato direto com o solo e suas baixas temperaturas. A rede é prática. Facilmente dobrável, o espaço ocupado por ela é reduzido a quase zero quando não estamos utilizando seus serviços. A rede é pessoal. Adapta-se ao corpo de quem a utiliza, oferecendo conforto personalizado. A rede é multifuncional. Serve de cama, serve de cadeira, de mesa de jantar e de cobertor, além de enfeitar qualquer ambiente de estilo rústico. A rede é exemplo. Exemplo de que algumas das melhores coisas estão exatamente nas coisas mais simples.
Exemplos de mau design
O paradigma de bom design que pude absorver foi o seguinte: "A forma se adequa à função". Pensando assim, a forma do objeto em questão deve ser compatível com o seu uso, independente de quem o usa. Seguindo essa linha de raciocínio escolhi o velho abridor de latas, aquele tradicional, como exemplo de mau design. Funciona perfeitamente e realiza o que promete, mas somente quando é usado por destros. Basta um canhoto tentar abrir uma lata pra ouvirmos reclamações de todos os tipos. Se é bom, deve ser bom para todos.
Elementos de Design
O elemento de Design por mim escolhido foi o de "Figuras Fortes". Para exemplificá-lo escolhi a tradicional garrafa da coca-cola (de 290 ml), que de tão marcante se torna inesquecível. Uma prova disso é que na mais recente campanha da empresa o logo foi substítuido por uma imagem da garrafa, apenas o seu contorno preenchido de preto, mas que é o suficiente para que todos saibam qual é o produto em questão.
Designer - Dimitri Moor
O poster acima, criado por Dimitri Moor, tem por objetivo convencer aos cossacos, camponeses livres, a lutar pelo regime socialista na Rússia. A composição é bem equilibrada por usar o vermelho, uma cor forte e símbolo do regime em vigor, para destacar o lado a ser “escolhido” pelos camponeses, o cinza para representar a indecisão do cossaco e o branco, com pouco destaque para representar o lado, capitalista, a ser negado. O cossaco porém já apresenta detalhes vermelhos em seu traje, deixando bem claro o lado do “bem” Além disso o tamanho das representações também interfere na atenção dispensada a cada um dos elementos. Os elementos em vermelho aparecem à esquerda da figura recebendo um destaque ainda maior. Os elementos opostos estão muito bem dispostos frente a frente, deixando bem claro a idéia de oposição entre socialistas e capitalistas.
O cartaz acima foi criado para as comemorações do feriado de 1 de maio, o dia do trabalho. A escolha das cores foi baseada em três tonalidades marcantes, preto, branco e vermelho. O trabalhador em destaque aparece à frente de uma multidão com bandeiras e faixas. Os elementos estão em harmonia com a situação que podemos observar. Acima e à esquerda é desenhado um sol que se funde com a bandeira do trabalhador em destaque, dando uma maior idéia de orgulho e brilho a este trabalhador.
Cor aprendida
A laranja não é laranja. Muitas vezes está muito mais para o verde, mas isso todos já sabem. A Arara Azul, que tantos tentam preservar, que tantos tentam capturar, também não é azul. Aliás, está muito mais para o anil. A verdade é que aves dessa espécie apresentam uma diferença muito grande entre suas próprias penas. As mais próximas do rabo têm uma tonalidade mais escura, e as mais próximas da cabeça são mais claras. No geral apresentam uma aparência "azulada", então assim generalizamos e assim as chamamos. Afinal, que charme teria uma "arara anil"?
Projeto Gráfico
Os arquivos do projeto gráfico estão carregados na página pessoal.