Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/Perfis/not/Eduardo Woo Jin Kim
Conteúdo[ocultar] |
Nome
Aulas
Exemplos de bom design
Um exemplo de bom design é o Ipod. Seu formato simples e principalmente o seu console com uma interface simples para o usuário, tornaram o objeto popular. O destaque para o Design neste aparelho é o controle centrado no uso de uma roda clicável, ou "click wheel". Assim, enquanto na maioria dos outros players era necessário clicar muitas vezes para achar determinada música, no Ipod é necessário girar o dedo pelo console até chegar na opção de música desejada. Quando o usuário possuiu muitas músicas, facilita e muito na seleção. Por isso, o Ipod possuiu um bom Design segundo os conceitos de forma e função.
Exemplos de mau design
Exemplo de Mau Design.
Esta logomarca de uma farmácia do Japão, gera um certo duplo sentido na interpretação. Pode-se ver claramente a letra "K" com dois pontos e certamente foi este o sentido pensado durante a criação. Porém, de acordo com a utilização das cores com uma divisão entre o verde e o azul, pode-se interpretar a letra como dois "bonecos de palitinhos" que geram um tom de humor ao logo e que certamente não tem nenhuma relação com o negócio farmacêutico.
Elementos de Design
Ênfase
Neste anúncio, o Diretor de Arte utiliza claramente o elemento Ênfase no design. Como já postado pelo nosso colega Rafael Kirsneris:
"Entende-se por ênfase a propriedade de destaque de certas palavras, expressões ou idéias em (...) um determinado texto. Essa propriedade pode ser aplicada por meio de estruturas gramaticais, sintáticas ou semânticas(...)". Dicionário Aurélio.
O design do anúncio enfatiza o único elemento(a árvore) para centralizar a sua idéia. Não é nenhuma surpresa que o nosso olho se direcione para a árvore em pé com os trabalhores descansando. Este é um bom exemplo de como utilizar a ênfase em um elemento ou como idéia do design.
Designer
John Maeda nasceu em Seattle em 1966, filho de emigrantes japoneses. Por isso, Maeda desde muito cedo aprendeu a valorizar o processo, a perícia e o conhecimento profundo com o seu pai, seguidor da cultura e métodos de trabalho japoneses. Em criança Maeda demostrava particular talento para as artes, mas também para a matemática. Aos 18 anos entra para o Massachussets Intitute of Technology (M.I.T.) onde estudou a mais pragmática das profissões: engenharia. Maeda ganhou reputação ao criar trabalhos cinéticos interessantes, que ele próprio disponibilizava gratuitamente na Internet. Distinções e prémios começaram entretanto a surgir com alguma naturalidade, dos quais se destacam o Multimedia Grand Prize do Japão, The New York Art Director's Gold Prize e The American National Design Award. Depois de acabar o curso no M.I.T., Maeda ingressou na Universidade de Tsukuba – Institute of Art and Design no Japão, onde estudou Design Gráfico. Simultaneamente, ocupa o cargo de Art Director e investigador cientifico no International Media Research Foundation, em Tóquio. Regressou ao M.I.T. em 1996 para substituir o director do laboratório de Media e posteriormente convidou para uma entrevista Paul Rand, um dos designers que mais admira. Com um background em engenharia, Maeda é pioneiro numa nova linguagem gráfica que tira partido do poder algorítmico dos computadores. Ele próprio desenvolve o software com que trabalha, inventando assim novas ferramentas com as quais cria obras interactivas interessantes como a "Tap, Type, Write", uma homenagem à máquina de escrever do ponto de vista da era digital. Segundo Maeda, «as mãos são um obstáculo primário para o avanço e desenvolvimento das artes gráficas digitais. As limitações físicas das mãos impedem-nos de explorar aquilo que não podemos construir».
--EduardoKim 31 de junho
Cor aprendida
Projeto Gráfico
Briefing
Projeto: Brochura institucional de moda "Moda Bom Retiro"
Objetivo: Criar uma brochura com publicações da moda, tendências e produtos produzidos por 5 lojistas da região do Bom Retiro.
Público-alvo: Principais clientes das 5 lojas, distrubuídos nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul
Mensagem: A brochura tem o intuito de divulgar os lançamentos das lojas, fotos dos produtos e uma matéria sobre as tendências para a próxima estação.
Justificativa
Foi constado que a maioria dos clientes de longa data das lojas se deslocam para o Bom Retiro toda vez que muda de estação para conferir os lançamentos. Muitos deles gostam de ligar para as lojas para saber sobre os produtos e as novidades. O projeto tem um intuito de divulgar os produtos de 5 lojas do Bom Retiro, especializados em moda feminina e com diferentes estilos: Moda Festa, Urbana, Casual e Executiva.
Para tanto, é necessário um projeto gráfico que entre em harmonia com os diferentes estilos e não provoque contrastes conflitantes. O tamanho da página é um pouco menor que o tradicional A4, um formato bem conhecido para passar a idéia de um catálogo de moda ou uma revista.
Dimensões da Brochura:
20cm x 27 cm (fechado) 40cm x 27 cm (aberto)
Dimensões da Página:
20cm x 27cm = 566.92pt x 765.35pt
Valor da Entrelinha:
16pt
Área útil:
(560pt+6.92pt) x (752pt+13.35pt)
35 linhas + 47 colunas por página
Margens:
Interna: 2 linhas + 6.92 pt Externa: 2 linhas Superior: 2 linhas Inferior: 2 linhas + 13.35 pt
Tipografia
Título:
Optima Corpo: 36 pt Entrelinha 38pt
Subtítulo:
Optima Corpo: 18 pt Entrelinha 22pt
Texto:
Optima Corpo: 12 pt Entrelinha 16pt
Grid com aplicações
Grid [1]
Capa [2]
Sumário [3]
Página de foto [4]
Página de texto e foto [5]
Memorial da Gráfica
Processo de impressão:
gráfica rápida (laser).
Cores:
4 cores
Páginas:
14 páginas + capa + sobrecapa
Formato do papel original:
42,0 x 29,7 cm (A3) filicoat 110g/m2
Formato aberto:
40,0 x 27,0 cm.
Formato fechado:
20,0 x 27,0 cm.
Tintas especiais:
N/A
Processos especiais:
N/A
Acabamento:
refile
Faca:
N/A
Encadernação:
grampo duplo
Capa:
papel filicoat 170 g/m2 Formato aberto: 40,0 x 27,0 cm. Formato fechado: 20,0 x 27,0 cm. Encadernação: dois grampos a cavalo.
Tiragem: 500 exemplares