Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/Perfis/not/Fabio Henrique Garcia Boscatti

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa

"BOM" vs "MAU" DESIGN

BOM DESIGN

CANETA BIC

bicru3.th.jpg

É um exemplo de bom design, por ser um objeto de projeto simples e totalmente adequado para sua função (escrever). É produzido por materiais simples, leves e baratos (plástico e acrílico), sendo desta razão vendido a custos baixos e acessíveis para todas as pessoas. Também é fácil de ser usado.


IPOD

ipodma5.th.jpg

Bom exemplo de design. Possui um visual agradável, utilizando tons claros, e dessa forma, voltando a atenção do usuário para a informação que mais lhe interessa (a tela de cristal líquido). Além disso, após aprender as instruções, o usuário consegue utilizar o objeto sem olhar para os botões. Essa intuitividade só é possível devido ao bom projeto deste item, que seguiu o estudo do comportamento e do corpo humano (ergonomia).


MAU DESIGN

“BONECÃO” DO POSTO

bonecaolw8.th.jpg

Um péssimo exemplo de design. Em primeiro lugar, não podemos distinguir claramente qual a função deste objeto, ou seja, a razão pela qual ele foi produzido. Além disso, nem mesmo podemos concluir para qual público ele foi desenvolvido. É produzido utilizando-se cores primarias, que acabam chamando mais a atenção para o objeto, do que para a mensagem que ele tenta transmitir. É um objeto que não gera empatia com as pessoas. Por fim, podemos concluir que é um mau exemplo de design por não cumprir requisitos funcionais e mercadológicos para os quais foi projetado.


DESIGNERS CLÁSSICOS

CHARLES RENNIE MACKINTOSH

Trata-se de um arquiteto e designer escocês, nascido em Glasgow em junho de 1868, e falecido em 10 de dezembro de 1928.

Este artista teve obras relacionadas a:

• Arquitetura • Arquitetura de interiores • Móveis • Pinturas • Painéis

Sua obra se característica numa fusão de elementos tradicionais escoceses, juntamente com a inspiração oriental (japonesa) e a Art Noveau. Suas cadeiras, normalmente de madeira escura, são famosas até hoje devido ao seu estilo característico,

Mackintosh possui um certo rebuscamento em sua obra (até mesmo por fazer parte do movimento Art Noveau), mas ao contrário de muitos artistas desta escola, ele tem preferência pela linha reta, em detrimento a linha curva.

Porém, muitas vezes sua obra mostra pouca simplificação, resultando em problemas funcionais. Ou seja, a preocupação é mais estética.


OBRAS


83134040tt2.th.jpg

Elementos em grande harmonia estética devido às cores sóbrias, e com traçado com predominância de linhas retas. Alguns elementos curvilíneos se sobrepondo ao objeto formando camadas. A harmonia temática também é encontrada, pois não existem elementos supérfluos nessa obra, pois os mesmos se fundem para formar o todo.

É uma obra equilibrada, dotada de simetria longitudinal.


71465166gh3.th.jpg 45559517fk6.th.jpg

Tratam-se de exemplos das famosas cadeiras criadas e desenvolvidas por este designer.

Possuem harmonia estética, com o uso de madeira escura que resulta em um belo contraste com o tecido claro das cadeiras. A predominância de linhas retas e paralelas, no caso da 1ª cadeira perpendiculares ao solo, e no caso da 2ª cadeira paralelos, formando pequenos quadrados no topo da cadeira. Porém, apesar da preocupação estética, verifica-se uma menor preocupação com a funcionalidade, resultando em uma cadeira desconfortável para o seu usuário.

Comparando-se as 2 cadeiras, a minha preferência pessoal é pela 1ª, pois considero que esta possui um melhor equilíbrio (estabilidade) e funcionalidade (conforto). Além disso, as madeiras de apoio às costas, colocadas perpendicularmente ao solo resultam em um maior conforto tanto funcional (para a coluna), como visual.


13157797iw9.th.jpg 17997171hx8.th.jpg 67117572px4.th.jpg

Nestas 3 obras percebe-se com clareza as influencias orientais desse autor, e sua grande sobriedade, porém, um certo rebuscamento exagerado das obras, principalmente no vitral.


35218839zw8.th.jpg 48115037gg6.th.jpg

Dois exemplos da arquitetura de interiores do autor, com predomínio das linhas retas e de um certo rebuscamento. No 1º exemplo, as cores claras constituem-se uma exceção, pois o autor preferia a utilização de madeiras escuras na maior parte de seus móveis e cadeiras.


98927637qw0.th.jpg

Assim como em outras imagens anteriormente mostradas, percebe-se a estética oriental do designer nos elementos que adornam a luminária.


10yx7.th.jpg 11ok4.th.jpg

Outras obras artísticas e arquitetônicas do artista mostrando a clara influencia da Art Noveau para esse.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas