Produção Gráfica (CRP-0357, ECA)/Perfis/not/Rodrigo Zapico de Moraes

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

 [ocultar

Contato

zapico@rza.com.br
publicidade e propaganda
design gráfico

Bom Design, na prática

O conceito mais difundido de design é sem dúvida a idéia de alguma coisa que quando vemos nos passa aquela idéia já apreendida de objeto 'bonitinho'. Entretanto ser digno de um bom design é muito mais do que simplesmente ser belo. Funcionalidade e adequação ao público destinado são dois 'detalhes' bastante importantes e que poucas vezes são levados em consideração pelos designers. Abaixo, temos um exemplo de um ótimo design, sem necessariamente ser estonteantemente belo: um escorredor de utensílios infantis. Escorredor.jpg
O bom design nesta peça, está caracterizado nitidamente pela facilidade que ela se propõe a dar ao seu 'utilizador'. Vários espaços para escorrer objetos que essencialmente todos os bebês utilizam.

Mau Design, na prática

Embora muuuitíssimo bem comentados em vários círculos de discussão de empresários, endinheirados e até mesmo um ou outro ser ávido por tecnologia de ponta, o Black Berry, é tecnicamente um exemplo de Mau Design na prática. Não me crucifiquem pois sim, sei que ele é lindinho e dá um certo ar de 'antenado'. Entretanto a idéia básica é de que todo tipo de coisa que quer ser 'muita coisa' junto acaba perdendo a ergonomia. Vejamos esse bichinho:
BlackBerry.jpg
Ergonomia zero, ou algum decimal bem próximo disso. Vamos às explicações:
- como celular, é enorme, com botões pequenos. Bolso da frente da calça? Nem pensar.
- como palm, é interessante, entretanto vários botões 'desnecessários' visto que muitas funções dos melhores palms são touch-screen.
- como notebook (?), ok? Não é das tarefas mais simples digitar um memorando ou um simples e-mail nesses botõezinhos de 0,3cm.
Portanto temos um objeto de desejo lindo, mas com péssimo design ou no mínimo, não ergonômico, quase a beira do 'inutilizável'.

Lucian Bernhard, designer de verdade

Nada mais justo que demonstrar na prática um exemplo das 'antigas' de bom design:
Bosch.jpg
Mestre da criação de tipografias, neste ‘bom’ layout temos a criação dos tipos da marca mundialmente conhecida BOSCH que até hoje permanecem basicamente inalterados, prova da força de um bom design. Além disso, a ilustração do cartaz muito bem feita demostra com categoria e prioridade a peça ‘anunciada’ e a sua ‘função’ de acordo com a faísca branca proposta em cima do fundo alaranjado. Legibilidade perfeita, impacto e presença marcante são os pontos principais da peça.

Equilíbrio no design

Simples, limpo, objetivo e é claro, equilibradíssimo. Característias básicas de todo o design das embalagens da apple. Aliás, como muitos almejam, a idéia de acabar com certos designers da apple seria uma perfeita idéia depois de qualidades absurdas de design que nos demonstram a cada novo lançamento da marca.
Apple.jpg
Cartaz quase monocromático, com singelos dizeres na parte superior, equilibrando-se ao peso do símbolo da marca a frente de um 'flare'. Perfeito.

Verde-limão?!

Dentre as diversas variações da fruta, com certeza a mais 'original' embora muitas vezes pouco conhecida é esta abaixo:
limao.jpg
Daí surge a pergunta, verde-limão?! Pois então, a não ser que seu monitor esteja com um RGB Balance bastante errado, nem de longe este limão é verde. A cor da fruta é na verdade amarelo, portanto, teoricamente, quebrem-se os paradigmas e utilizemos apenas o 'amarelo-limão'. Certo?!
Mais ou menos. O que ocorre na prática é uma mistura da cor 'apreendida' com a cor reconhecida por nós como real.
No cartaz abaixo temos um exemplo de utilização do Amarelo como cor natural do limão.
cura_pelo_limao_icone.jpg
Já na imagem seguinte, o produto chama-se Lime Razr V3 e tem como cor predominante um 'conhecido' verde-limão.
Razr.jpg

Pois é, na dúvida, relaxe, utilize os dois de acordo com sua necessidade.

Projeto Gráfico

Para facilidade geral, posto abaixo o link para meu projeto em .pdf
Projeto Rodrigo Zapico

Briefing

_O projeto:

Portfolio de Escritório de Advocacia em duas línguas, com diversas páginas (24 no total) explicitando os tipos de serviços oferecidos.

_Objetivo do projeto:

Basicamente o intuito do projeto do ‘Portfolio Nehring e Associados’ é logicamente apresentar o escritório homônimo, estabelecendo seus tipos de serviços e trabalhos.

_Público-alvo preferencial:

De acordo com o share of marketing do escritório o público alvo de tal projeto são basicamente empresas de médio e grande porte com pendências ou questões advocacias que possam ser resolvidas se encaixando em um dos tipos de serviço da Nehring e Associados.

_Mensagem a enviar:

A principal mensagem a enviar se diz quanto ao tipo de trabalho efetuado pelo escritório. Mensagem esta passada logo após uma breve apresentação da empresa com um ligeiro histórico que contextualiza a criação do grupo advocatício.

_Resposta esperada pelo público:

Conhecimento do tipo de serviço prestado pelo escritório e procura para estudo de casos e soluções.

Justificativa

A justificativa de tal projeto gráfico vê sua alma enraizada em diversas das teorias expostas durante o semestre nas aulas ministras nas dependências da ECA e postas no STOA por alunos contribuidores. Abaixo uma breve descrição uma a uma das características mais exaltadas neste projeto:
• harmonia: Desde a primeira capa, em vegetal, impressão monocromática da logomarca da empresa até suas folhas internas impressas em um tom próximo ao Sépia (Pantone 1685C e Preto) a harmonia é o que prevalece: Tons sobre tons, fotos significativas e texto em coluna única com espaçamento agradável para facilitar a leitura.
• equilíbrio: Basicamente repletas de textos, as páginas da publicação mantém um equilíbrio constantes, inclusive quando imagens são inseridas com o deslocamento do texto essencialmente para o lado oposto ao da figura.
• contraste: Sem nada extremamento colorido, o contraste básico pretendido é o do preto com o branco e do ‘sépia’ com o branco.
• agrupamentos e grupos: Todas as informações contidas estão agrupadas de acordo com sua semelhança. A cada novo título, novas informações adicionadas ao projeto.
• Alinhamento: O alinhamento é outra constância ao longo de todo o projeto. Em todas as páginas mesma margem utilizada e mesmo tipo de alinhamento no texto e do texto com outros objetos na página como títulos e imagens.
• Simplificação: Bem ao conceito latino ‘Inutilia Truncat’, todos os excessos do projeto foram cortados. Textos simplificados, traduzidos. Imagens contemporâneas da própria sede relativas à Direito como academia.

Restrições Técnicas

Como simplicidade é dada como característica básica de todo o projeto, não foi verificada nenhuma restrição técnica para sua produção.

Tipografia

A tipografia escolhida para tal projeto figura em dois tipos diferentes:
- Títulos são escritos em: Bankner Goth BT, com tamanho de 14 pt.
titulo.jpg

- Textos e Sub-títulos são escritos em: BitVera Sans, com tamanhos de 8 pt e 10pt respectivamente sendo diferenciados pela cor (preto no texto e branco nos sub-títulos), por uma tarja degradê por baixo dos subtítulos e pelo subtítulo apresentar-se em negrito.
texto.jpg

Subtitulo.jpg

- Para capitulares, Orphiel 170pt com porcentagem de cor igual a 30%.

Estrutura do Projeto

A seguir, cinco modelos anexados da estrutura do projeto, contendo informações como margens, colunas e espaçamentos. Como medidas totais temos:
Formato Fechado: 540 x 710pt, Formato Aberto: 1080 x 710pt (dobra central e grampo).
Modelo 01
Modelo 02
Modelo 03
Modelo 04
Modelo 05

Memorial da Gráfica

Abaixo as informações do projeto para gráfica:
- Impressão off-set.
- 24 páginas internas + Capa + Sobrecapa
- Papel Couchê 170g fosco (Folhas Internas)
- Papel Vegetal Branco 115g (Capa)
- Papel DuoDesign 230g (Sobrecapa)
- Impressão Interna em 2 X 2 cores (Pantone 1685C e Preto)
- Impressão da Capa em 1 X 0 cor (Preto)
- Impressão da Sobrecapa em 1x1 cor (Pantone 1685C)
- Formato Aberto 25 X 38 cm (Folhas Internas)
- Formato Fechado 19 X 25 cm (Folhas Internas)
- Sobrecapa Aberta 26 X 55 cm (devido Bolsa e reserva para colagem da bolsa)
- Sobrecapa Fechada 19 X 25 cm
- Em papel formato 89 X 117cm, utilizar Formato 4, com duas montagens das folhas internas e da capa. ( Para as folhas internas, sugerir montagem Tira-Retira)
- Imprimir Sobrecapa em papel 89 X 117cm, utilizando Formato 6 de impressão.
- Envio de Arquivo Fechado em *.ps e cópia em Arquivo Aberto *.qxd com imagens utilizadas em anexos, todas em 300ppi.
- Acabamento simples com refile e dobra centra nas folhas internas e na capa.
- Acabamento com laminação fosca e verniz U.V Hi-Gloss na sobrecapa. Devido a bolsa, haverá uma faca especial para montagem da mesma. Considerar colagem da bolsa no orçamento.
- A encadernação das folhas na Sobrecapa será através de dois grampos a cavalo.
- Tiragem: 3.000 exemplares.
- Distribuição: Pessoal da empresa.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas