Stoa:Panfleto

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Panfleto 2008

O que é o Stoa?

Stoa é uma rede social na Internet de estudantes, professores, funcionários e ex-membros da Universidade de São Paulo (USP). O Stoa disponibiliza as ferramentas da Web moderna para a comunidade USP. Ele tem como seus objetivos promover uma maior interação entre os membros da comunidade USP, criando um espaço onde cada pessoa dentro da Universidade tenha uma identidade digital de fácil acesso, tanto para quem está dentro da USP quanto para a comunidade externa.

Além de um processo cognitivo, a aprendizagem é também um processo social. A convivência com os colegas e a inserção do aluno numa comunidade educativa é um aspecto importantíssimo na sua formação. A USP constrói espaços públicos como bibliotecas, lanchonetes, praças, etc. para promover oportunidades de discussão e debate. Assim, a infra-estrutura tecnológica da USP também deve promover a formação de uma comunidade de alunos e educadores. Visamos à implementação de um conjunto de tecnologias em apoio a esse objetivo: além de salas de aula, praças públicas e stoas virtuais.

O Stoa poderá ajudá-lo a divulgar todo material que você produzir, como também a ficar a par do que os seus colegas estão fazendo. A plataforma pode servir, por exemplo, para divulgar pesquisas ao público em geral, tornando os trabalhos feitos na USP mais acessíveis em todos os sentidos. Permitirá que você conheça pessoas com interesses em comum, através de discussões nas comunidades criadas pelos usuários e pelo sistema de buscas; poderá, também, ser usado por professores para divulgar aulas usando as ferramentas do sistema bem como todos os materiais didáticos por eles desenvolvidos.

Enfim, é um espaço onde você pode falar ao mundo o que pensa, sente, almeja ou o que você gostaria de divulgar sobre o seu dia-a-dia dentro da Universidade.

Seu perfil

No Stoa você pode criar uma identidade digital dentro da Universidade de São Paulo através do perfil, que servirá como seu cartão de visitas. O endereço do seu perfil é da forma stoa.usp.br/o-seu-login/. Seu perfil pode ser usado para divulgar o que você está fazendo, as coisas de que gosta, seus interesses, facilitando uma maior interação entre membros da Universidade com interesses em comum. Devido à importância de cada um controlar suas informações disponíveis na Internet, o Stoa dispõe de um sistema sofisticado de restrições de acesso para você decidir o nível de informação que deseja fornecer sobre si próprio. O ambiente do sistema é bastante ajustável: há diversos temas com aparências diferentes para seu perfil.

Blog: compartilhe suas idéias

Cada membro do sistema Stoa possuirá um blog pessoal. Blog é um registro cronológico de notícias, opiniões, poesias, fatos, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo que os autores queiram disponibilizar aos leitores. Geralmente são textos relativamente curtos, num nível de formalidade entre um trabalho científico normal e uma conversa na copa de café. O blog possibilita que grupos de pessoas se comuniquem de forma mais simples e organizada do que por meio de e-mails e grupos de discussão, sendo uma excelente forma de comunicação entre amigos, grupos de trabalho, alunos e professores ou até mesmo empresas.

Posts no blog são uma ótima maneira para divulgar o que está fazendo atualmente. Veja http://scienceblogs.com/ para exemplos do que pode ser feito com este meio de comunicação.

Repositórios de Arquivos

Todo material que você já produziu, como textos, apresentações de seminários, fotografias, vídeos, músicas, teses , bem como tudo que você ainda criará durante sua vida acadêmica, poderá ser armazenado dentro do seu Repositório de Arquivos Stoa. Cada usuário possui um espaço de 100 Mb dentro do sistema Stoa, e seus arquivos poderão ser distribuídos no seu próprio repositório, como também nos repositórios das comunidades de que você participa.

Comunidades: fazendo novos contatos

Uma outra ferramenta que o sistema disponibiliza é a possibilidade de você criar comunidades, das quais vários usuários podem participar. Cada comunidade tem um perfil, que descreve os objetivos a que se propõe o blog comunitário, onde um grupo de pessoas pode discutir os temas propostos; além disso, possui um repositório de arquivos para o grupo. Você pode criar tantas comunidades quantas quiser, sobre os mais diversos assuntos, e convidar todos os seus amigos da USP para participar!

Wiki

No Stoa mantemos um wiki que está integrado ao sistema. Cada usuário tem um lugar reservado no wiki para construir a sua página. Mas todo mundo está convidado a começar ou colaborar com qualquer página no wiki. De uma maneira geral, as páginas no wiki têm um caráter mais colaborativo, enquanto o seu blog é um espaço mais pessoal.

Mensagens Internas

Para quem não se sente bem em disponibilizar publicamente o seu email, o sistema de mensagens internas é uma solução. Se o usuário configurar o recebimento de notificações via email ele receberá as mensagens no seu email. Nesse caso, como o seu email não será divulgado, ele só poderá receber mensagens usando esse sistema (de mensagens internas) no Stoa.

Me cadastrei, e agora?

A primeira coisa que poderia fazer é preencher o seu perfil. Ele está divido em duas partes principais. Numa há campos predefinidos como telefone, endereço, disciplinas em que está matriculado, etc. Por outro lado, pode colocar também as chamadas "caixas", pequenas áreas com uma funcionalidade específica, como uma lista dos últimos arquivos armazenados ou uma lista de atividades dos seus contatos. Pode até inserir os chamados "widgets" ou "gadgets" de sites como Flickr.com, Google Gadgets, etc.

Uma vez personalizado o seu perfil, pode começar a buscar outras pessoas, escrever no seu blog, fazer upload dos seus arquivos. Dê uma olhada em "Configurações" para ver se as opções "default" estão adequadas para você. Em particular, é importante configurar as opções "Receber notificações por email" e "Comentários públicos" do jeito que você deseja.

Se você criou uma comunidade, os primeiros passos são parecidos com os descritos acima, mas, adicionalmente, é importante agora convidar outras pessoas a participar e moderar as contribuições dos seus membros. Pode convidar outras pessoas via email mesmo, passando-lhes o endereço (URL) da sua comunidade junto com instruções de como se cadastrar no Stoa e como se tornar membro da comunidade. Sugerimos definir bem o objetivo da comunidade e um conjunto de regras, e colocá-los no perfil da comunidade.

Como Contribuir

A vantagem de um sistema desenvolvido e gerenciado na própria USP é a possibilidade de atendermos a demandas específicas. Orgulhamo-nos de um desenvolvimento ágil e aberto do sistema. Procuramos manter público e aberto tudo que fazemos (discussões, planos, decisões, código). Contamos com a ajuda dos nossos usuários para melhorar o sistema. Veja alguns canais de comunicação:

Existem muitas maneiras de colaborar:

  • Se achar algum bug, informe-nos. Verifique as questões mais freqüentes e procure no sistema se já existe um relato de uma ocorrência parecida. Se não, relate o bug através de algum dos nossos meios de contato.
  • Estamos muito interessados em saber quais dificuldades teve para usar o sistema. Para isso, você pode deixar dúvidas, sugestões e comentários na comunidade Stoa: dúvidas e sugestões.
  • O Stoa dispõe de um sistema de templates que determinam a aparência e o conteúdo do ambiente do participante. Com noções de HTML e CSS, é possível personalizar completamente o seu ambiente pessoal. Se quiser compartilhar o seu desenho usando, por exemplo, uma licença do tipo Creative Commons, analisaremos a sua inclusão na coleção de templates públicos do Stoa. Para isso, divulgue seus templates na comunidade Templates no Stoa.

Dúvidas freqüentes

  • O que é um "URL"?

É o endereço que fica na barra de endereços do seu navegador. No Stoa, você vai escolher um URL simples da forma stoa.usp.br/o-seu-login/ que o identifique e que pode colocar no seu cartão de visitas, por exemplo.

  • Quem pode participar e até quando?

O Stoa pode ser utilizado por qualquer membro ou ex-membro da comunidade USP. Basta ter ou ter tido um número USP uma vez na sua vida. A sua conta e o conteúdo serão mantidos mesmo após terminar o seu vínculo oficial com a USP. Você não se lembra do seu Número USP? Entre em contato com o seu nome completo, curso, último vínculo, etc. e tentaremos achar o número.

  • Por que preciso informar o meu CPF ou data de nascimento?

Queremos ter certeza de que a pessoa que se cadastra no Stoa de fato é a pessoa com esse número USP. Na verdade, não é nosso propósito saber ou guardar o seu CPF. Somente verificamos se o número que forneceu é igual ou não à da nossa cópia do banco de dados da USP.

  • Tudo que coloco no Stoa é público? Quem pode acessar o quê?

Você controla o acesso ao seu conteúdo como itens do perfil, posts ou arquivos. As restrições de acesso incluem: público (aberto para a Internet), usuários logados no Stoa, somente os seus contatos, grupos ad-hoc, etc. etc. As mensagens que você escrever em uma comunidade poderão ser visíveis somente para essa comunidade, por exemplo.

  • Como removo o meu perfil?

Por razões técnicas ainda é necessário enviar um email para suporte@stoa.usp.br. Respondemos quase sempre dentro de 24h. Pedimos que você mesmo remova todo o seu conteúdo.

  • Preciso de mais espaço em disco.

Tem necessidade de espaços especiais? Está querendo divulgar áudio ou vídeo? Entre em contato e veremos o que podemos fazer.

Mais informações

Para ter mais ajuda, veja os principais links de ajuda:

Participe e faça as suas perguntas nas duas comunidades de apoio:

Panfleto 2007

Panfleto antigo

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas