Técnicas de Avaliação de Desempenho

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

 [ocultar

Técnicas de Avaliação de Desempenho

As técnicas de avaliação normalmente são modelagem analítica, modelagem por simulação e a medição (notas de aula do professor Suruagy). As técnicas de avaliação de desempenho por modelagem analítica e por simulação têm por objetivo avaliar desempenho em situações que não haja condições reais de medição e coleta de dados. Como exemplo destas situações podemos citar as seguintes:

  • Impossibilidade de fazer a coleta de dados de um serviço no seu momento de pico. Pois neste momento a coleta de dados poderá implicar no desempenho do recurso a ser medido. Como exemplo desta situação podemos citar um servidor de correio eletrônico que devido as reclamações de usuários, há forte suspeitas com relação do seu tempo de resposta. Se fizer qualquer medição neste momento poderá piorar a situação.
  • Simulação de uso de um serviço inexistente pelo seu porte. Nesta situação o cenário é simulado ou calculado, pois não existe ainda o serviço neste porte. Por exemplo, um servidor de Banco de Dados que atende atualmente 500 requisições simultâneas (podendo ser consultas, inclusões, alterações e exclusões), não sabe como se comportará quando as requisições sejam algo em torno de 1500 de forma simultânea.

Modelagem Analítica

Baseada em modelos matemáticos e pesquisa operacional utiliza os seguintes tópicos:

  • Teoria das filas;
  • Filas associadas a recursos;
  • Caracterização:
    • Processo de chegada;
    • Processo de atendimento;
    • Número de servidores;
    • Tamanho máximo da fila;
    • Política de atendimento da fila.

Modelagem por simulação

A simulação permite a visualização de um sistema que talvez esteja na fase de prototipação. Desta forma, simulação permite corrigir eventuais erros ou verificar a possibilidade de agregar novas funcionalidades ao sistema.Na avaliação de desempenho e planejamento de capacidade em sistemas computacionais, ocorre a simulação de eventos discretos. Cada evento (ex.: chegada de usuário, término de serviço, etc.) é tratado quando do instante de sua ocorrência. Simula o comportamento de um sistema real e em geral, é possível construir um modelo muito mais próximo da realidade do que com a teoria das filas (notas de aula do professor Suruagy).

Modelagem por coleta de dados ou medição

Esta técnica se baseia em utilizar ferramentas de coleta de dados em situações que se deseja verificar o desempenho específico de um recurso computacional em questão.Nos casos de utilização desta técnica, estamos fazendo medição real de um recurso computacional e também podem medir o tempo de resposta do aplicativo em questão, bem como qualquer outra métrica de desempenho que se deseja verificar.

Qual técnica deve ser utilizada?

As técnicas acima apresentadas poderão apresentar em certos casos, diferentes resultados. Por isto, recomenda-se a utilização de duas técnicas para avaliação de desempenho, como comenta Suruagy e sugerem as seguintes regras de validação:

  1. Não acredite em resultados de Simulações até que eles tenham sido validados por Modelagem Analítica ou Medições.
  2. Não acredite em resultados de um Modelo Analítico até que eles tenham sido validados por Simulações ou Medições.
  3. Não acredite em resultados de Medições até que eles tenham sido validados por Simulações ou Modelagem Analítica.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas