TrabTopicos

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa
Historia-da-fisica.jpg

Pessoal, vamos organizar nosso trabalho aqui? Hahaha

Link para auxílio à edição desta página: http://wiki.stoa.usp.br/Dicas_de_formatação


Conteúdo

Componentes do grupo

%C3%8Dndice.jpg

Fabíola Almeida

Ficou responsável pela Interpretação Ondulatória Realista

Priscilla Santana

Ficou responsável pela Interpretação Corpuscular Realista

Walquíria Godoy

Ficou responsável pela Introdução Achei ótimo Fabi.. sensacional..

Textos base

Livro_e_oculos2.jpg


Interpretações Básicas da Teoria Quântica[1]

Texto utilizado nas aulas do professor Osvaldo.

Física: Estudos Filosóficos e Históricos, cap. Mapa das interpretações da teoria quântica-Osvaldo Pessoa Jr.

Divisão dos temas

Divisao_do_trabalho_uniao_blog_pense_o_amanha.jpg


Introdução (ontologia e epistemologia das interpretações)

Pri

Interpretação ondulatória

  • Slides
      • Schrödinger
      • Essa interpretação tem como tipo epistemológico o realismo, pois ela infere sobre não observáveis, ou seja, ela dá uma interpretação para os fenômenos no nível das entidades responsáveis pelo que observamos.
      • No tipo ontológico, se baseia apenas em ondas. Para explicar os fenômenos fixa-se na ideia de “potencialidade” e de "colapso" da onda durante a interação com o aparelho de medição.
    1. Mas, como??
      • A entidade é entendida como um pacote de onda que se propaga de maneira probabilística (potencialidade), segunda a descrição feita por Born. A partir do momento em que se pretende uma medição experimental o pacote de onda colapsa, dando origem à sua detecção. Nesse aspecto, a observação interfere no estado do sistema.

Interpretação corpuscular

Wal (apresentado pela Pri) : A interpretação corpuscular (realista) diz basicamente que as partículas, pelo menos as com massa de repouso, são de fato partículas, ou seja, são reais independente da existência de um observador, elas também não tem uma onda associada, o dualismo onda-partícula não existe. Nos fenômenos/experimentos onde é verificado o caráter corpuscular da luz, não temos problemas com essa interpretação, onde aparece o caráter ondulatório, como a difração de elétrons, a interpretação diz que deve-se tentar explicar o padrão de difração com a interação das partículas na fenda.


Apresentação

T%C3%A9cnicas-Apresenta%C3%A7%C3%A3o.jpg

Introdução

Nesta parte será apresentado a diferença entre Epistemologia e Ontologia e as correntes de pensamento filosófico realista e positivista, com suas principais diferenças. É dentro delas que surgem as correntes que serão discutidas ao longo da apresentação. Também será apresentado os dois experimentos utilizados para elucidação das diferentes interpretações. Não deve ser apresentado de maneira interpretativa, mas apenas o que se monta e o que se observa no experimento.

Interpretações nos Experimentos

Teatro: Cada um explicará sua parte numa "encenação de discussão" Roteiro montado no GoogleDocs. Em cada exemplo cada um o explicará segundo o pensamento filosófico que está explicando. Assim, ficará mais claro suas principais diferenças.

Montagem slides

Os slides serão montados em Power Point e enviados por e-mail devido à incompatibilidade entre o Docs e a formatação do Power Point 2010.

discussões e dúvidas

Coloque sugestões é duvidas em relação a criação da apresentação!!!

Walquiria: Priscila, eu não tenho conclusão nenhuma, a única coisa é que a visão corpuscular realista afirma que as partículas com massa, são de fato partículas, independente do observador e sem uma onda associada. A conclusão da minha parte seria essa, mas é na verdade um resumo. Acho importante na conclusão frisar que existem várias interpretações mas que todas elas tem o mesmo resultado experimental, claro. O Rafa sabe melhor sobre isso, ele falou com a Mazé.

Fabi Wal, vc está confundindo algumas coisas: primeiro eu acho que não tem que ter conclusão, acho que como vc mesma disse são apenas interpretações diferentes da realidade física. Outra coisa: nem todas as explicações se devem a um resultado experimental. Às vezes, são discutidos experimentos mentais como é o caso da discussão do livro no experimento da dupla fenda, na qual a questão é: "E se um único fóton fosse lançado no anteparo?"

Referências

  1. Pessoa Jr, O. Interpretações Básicas da Teoria Quântica
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas