Mudanças entre as edições de "Fap0459/2009"

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa
(NAQXtSfiVyBh)
(Atividades)
Linha 182: Linha 182:
 
Modelos da natureza formulado por meio de equações matemáticas são a essência das ciências exatas. Mas as abstrações podem tomar vida usando simulações e ferramentas de visualização. Se usado da forma apropriada, podem fazer uma grande contribuição ao aprendizagem dos nossos alunos.
 
Modelos da natureza formulado por meio de equações matemáticas são a essência das ciências exatas. Mas as abstrações podem tomar vida usando simulações e ferramentas de visualização. Se usado da forma apropriada, podem fazer uma grande contribuição ao aprendizagem dos nossos alunos.
  
==== Atividades ====
+
KCS9E8  <a href="http://gyumngbmhfjr.com/">gyumngbmhfjr</a>, [url=http://uipfsnrnqqup.com/]uipfsnrnqqup[/url], [link=http://viqvghpbqpec.com/]viqvghpbqpec[/link], http://vclvswjuwqbf.com/
Discutimos em sala de aula [http://www.colorado.edu/AcademicAffairs/ScienceEducationProject/documents/Wieman_2007_Oersted_Medal_Lecture.pdf este artigo], ecrito pelo equipe do Phet.
+
  
 
==== Questões ====
 
==== Questões ====

Edição das 13h26min de 26 de junho de 2010

← volta

Acervo da página de planejamento da disciplina de 2009. Para a página atual, veja Fap0459

Conteúdo

 [ocultar

Quadro de Presença e Participação

Tecnologia Educacional para Educadores de Física 2009

(Disciplina dado no segundo semestre de 2009).

Ou: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Física. Este é uma reformulação da disciplina "O Computador e o Vídeo no Ensino de Física" Veja o portal da disciplina, informações no Júpiter).

Predefinição:Predefinição:TOCright

Objetivos

Apresentar aos participantes ambientes de aprendizagem distribuídas e seus componentes. Apresentar os princípios e prática da tecnologia moderna de gerenciamento de informação e conhecimento no contexto da Educação em Física; apresentar e treinar o uso de ferramentas colaborativas em rede e as suas aplicações no Ensino de Física; prover as ferramentas analíticas necessárias para tomar decisões técnicas e de política na área de tecnologia de informação e comunicação no contexto de instituições educativas.

Calendário, Local

Teremos reuniões presenciais duas vezes por semana: terças 8:00 - 9:40 e sextas 10:00 - 11:40 para a turma do diurno e segundas e sextas 19:10 - 20:50 para a turma do noturno.

Local: sala de aula no prédio do Milênio: passa a lanchonete, sobe as escadas, passa o Pelletron, continue reto, prédio branco de 2 andares.

A primeira semana será dedicada a apresentações: da disciplina e dos participantes. Seguirão algumas semanas dedicados aos tópico descritos em baixo. As semanas finais serão dedicados a projetos especiais.

Veja também esta Agenda

Instrumentação, Dinâmica das Aulas

Temos duas aulas de 2 horas por semana. No início do semestre, é possível repetir atividades e apresentações, quando por falta de espaço nem todos os alunos interessados tiveram a oportunidade de assistir às aulas presencialmente.

  • Algumas aulas terão um caráter mais instrucional, com apresentações dos facilitadores, convidados e dos próprios alunos. Teremos para estas aulas software e hardware convencional de apresentação (powerpoint etc., projetor) e também uma lousa eletrônica.
  • Outras aulas terão um caráter muito mais de laboratório. Nestes dias os alunos terão a oportunidade de executar as atividades propostas junto aos tópicos em baixo e durante as apresentações.

Avaliação

A avaliação será feita:

  1. Pelos contribuições e grau de participação do aluno. Pedimos escrever pelo menos semanalmente um post ou comentário num post de alguém da turma. A sugestão é iniciar ou participar de alguma discussão relacionado com o tópico da semana mas pode também começar um outro tópico. Os posts e comentários (devidamente "tagged" com a palavra-chave "fap0459") serão agregados, lidos e avaliados pelos facilitadores da disciplina. Se o aluno tiver < 70% de participação, não passará na disciplina.
    • A participação será medida também pelo preenchimento dos questionários que serão feitos semanalmente.
    • É necessário registrar a sua contribuição no quadro do tópico
  2. No final do semestre será entregue um projeto feito em grupo. O projeto final pode ser um relatório final de alguma pesquisa de literatura ou outro tipo de pesquisa, ou um projeto de construção de algum tipo de software, “site” ou outro artefato.

Pedimos agregar e relatar as contribuições aqui:

A nota final será 0,4*(nota da participação) + 0,6*nota do projeto .

Projetos

Veja Projetos e adicione o seu projeto lá (por volta do final de outubro)

Bibliografia

A grande maioria das leituras propostas está disponível online e os links serão passados e atualizados no site da disciplina. Recomendamos estes livros de caráter mais abrangente

  • Michael Moore e Greg Kearsley, Educação a Distância (EaD): Uma Visão Integrada (Thomson Heinle, 2007): Uma visão muito abrangente do ensino à distância, em todas as suas formas. Muito útil para contextualizar as ferramentas que veremos nesta disciplina: EaD já existe por mais que um século e uma grande quantidade de conhecimento foi acumulado neste período. Este livro é fácil de achar em livrarias (e bibliotecas) mas posso emprestar um cópia, para um período curto.
  • Terry Anderson, The Theory and Practice of Online Learning (Athabasca University Press, 2008), disponível online em http://www.aupress.ca/books/Terry_Anderson.php
  • Robin Mason e Frank Rennie, E-Learning and Social Networking Handbook (Routledge, New York, 2008). Posso emprestar uma cópia, para um período curto. Veja capítulo 3 e 4 escaneado
  • Yochai Benkler, The Wealth of Networks (Yale University Press, 2006), disponível online em http://www.benkler.org/wealth_of_networks/index.php/Main_Page (versão português?). Este é a grande referência sobre como a Internet a suas ferramentas colaborativas estão transformando a economia e a sociedade. É um livro muito denso e acadêmico: só ler com muita disposição (mas vale a pena).

Participantes

Cada participante deve providenciar o seguinte:

  • Se cadastrar no Stoa
  • Ter um blog. Se já tiver blog pessoal, pode usar este e usar o tag "fap0459" aos posts relacionados com a disciplina. Para quem não tem blog ainda, sugerimos se cadastrar no Stoa. Terá um blog, espaço de arquivos, perfil e outros recursos. Estar logado no Stoa é necessário para poder editar este wiki aqui. Mas é perfeitamente possível usar um outro sistema blogs: blogger, wordpress, typepad são todos ótimas plataformas (e grátis também).
  • se inscrever na lista de emails: http://groups.google.com/group/fap0459

Acrescrente em baixo o seu nome e blog, somente se quiser usar o seu blog fora do sistema Stoa. Se postar conteúdo relacionado a esta disciplina, use o tag "fap0459"

Temas e Tópicos

Apresentação da Disciplina

Introdução à dinâmica das aulas, justificativa e motivação: porque investigar as novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, situar e definir "Educação a Distância" e discussão dos resultados recentes de estudos sobre eficácia.

Ferramentas Colaborativas *

Uma investigação das várias ferramentas disponíveis. Formação de grupos ad-hoc. Como funcionam ferramentas do tipo Wiki e como possibilitam a edição colaborativa de textos.

  • Discussão, exemplos e usos de Ferramentas de comunicação e documentos colaborativos
  1. Tecnologia do tipo wiki e o próprio Wikipedia
  2. Etherpad, Google Docs, Google Wave e outros editores colaborativos (EthaSubEdit, Gobbly)
  3. chat (IRC, multi-IM)
  4. Mensagens Instantâneas (MSN et al. Jabber)
  5. Vídeo conferência (Veja infra de Videoconferência na USP)
  6. Web confererência (Adobe Connect, Elluminate, EVO )
  7. fórum
  8. email
  9. blog

Questões

  • Classificar as ferramentas : comunicação síncrone vs a-síncrone, ferramentas proprietários vs padrões abertas, agilidade da formação de grupos, usabilidade etc.

Atividades

  • Jogo de conexões: http://stoa.usp.br/fap0459/weblog/29120.html (resultados de 2009)
  • Demonstração e experiências com Chat, MI (Mensagens Instantâneas), email, fórum, etc etc.
  • Fazer uma experiência, tentando reproduzir uma situação real (sala de aula de escola, grupo de alunos fazendo relatório) comparando duas ferramentas.

Recursos

Mídia Social *

(semanas do 14/9 e 21/9)

A Web proporciona acesso sem precedentes à informação. Google, Wikipedia: como é possível que em somente 15 anos grande parte do conhecimento humano está online? Tecnologia Web e suas ferramentas colaborativas possibilitaram a participação em massa de todo tipo de pessoas. A quantidade de mídia social agora é ordens de grandeza maior do que mídia tradicional (como radio-difusão, jornais, livros-texto etc.) Uma grande diferença entre mídia social e mídia tradicional é que a última tem editores, filtros e instituições para legitimizar o conteúdo. Podemos confiar nas informações na Web ou na Wikipedia se qualquer um pode contribuir? Mudou o papel de editores e livros-texto na educação? Em suma, como podemos usar mídia social em educação, tanto o produto como o processo?

Precisamos estudar o uso na educação de

  1. blogs
  2. compartilhamento de links (del.icio.us)
  3. compartilhamento de fotos e vídeos (Flickr et al., Youtube et al.)
  4. podcasts
  5. wikis (em particular, Wikipedia)

Atividades

  • Criar um blog e usar regularmente (atividade obrigatório neste semestre).
  • Usar um serviço de compartilhamento de mídia como Flickr (fotos), Youtube (vídeo), SlideShare (apresentações), Delicious (links).
  • Achar algo licenciado com uma licença Creative Commons, modificar e re-publicar no seu espaço.

Recursos

Ambientes Virtuais de Aprendizagem *

(semana de 28/9)

Em inglês: Virtual Learning Environments (VLE, mais usado no Reino Unido) ou Learning Management System (LMS). São sistemas de gerenciamento de cursos e disciplinas.

  • Moodle, BlackBoard, Tidia / Sakai, Col, etc.

Leituras:

  1. História de VLE: escrito pela comunidade sobretudo em resposta à um patente de Blackboard.
  2. Anderson 2008, Cap. 5

Tecnologia de Redes, Hypermídia e Arquitetura Web *

(semanas de 05 e 12 de outubro)

  1. Fundamentos de Redes (conexões entre servidores): endereços IP, Domínios, DNS, DHCP e NAT, TCP/IP e portas, whois, traceroute, host, ping
  2. Arquitetura da Web (conexões entre documentos)
  3. Linguagens de marcação: separar conteúdo de apresentação (é possível?)
  4. Acessibilidade: material didático para todos
  5. Linguagens Web: HTML, CSS e Javascript

Atividades

Recomendo descobrir o seu nome de usuário e senha para socrates.if.usp.br para poder usar as ferramentas diagnosticas básicas da internet como ping, traceroute, host / dig etc.

Aprofundar

Como aplicar as lições da Web (o sucesso inegável da Web e o acesso à informação em escala global) à educação? Vale a pena e é possível fazer um site acessível para deficientes? Investigar as tentativas de fazer um novo padrão para HTML: HTML5. Investigar arquitetura REST (aplicações a repositórios)

Leituras e Recursos

Uso e construção de applets e simulações *

Modelos da natureza formulado por meio de equações matemáticas são a essência das ciências exatas. Mas as abstrações podem tomar vida usando simulações e ferramentas de visualização. Se usado da forma apropriada, podem fazer uma grande contribuição ao aprendizagem dos nossos alunos.

KCS9E8 <a href="http://gyumngbmhfjr.com/">gyumngbmhfjr</a>, [url=http://uipfsnrnqqup.com/]uipfsnrnqqup[/url], [link=http://viqvghpbqpec.com/]viqvghpbqpec[/link], http://vclvswjuwqbf.com/

Questões

Recursos

  • Repositórios de simulações na Web / Internet
  1. http://phet.colorado.edu/index.php
  2. http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/
  3. http://falstad.com/mathphysics.html
  4. http://www.walter-fendt.de/ph14br/


  • Software e ambientes para criar Simulações
  1. http://www.design-simulation.com/ip/index.php (pago, existe versão grátis?)
  2. Phun : http://www.phunland.com/
  3. Modellus: http://modellus.fct.unl.pt/

Ambientes Pessoais de Aprendizagem

O termo (inglês: Personal Learning Envias as dificuldades, com objetivo de escrever um manual de instruções.

  • Pensar em algum caso de uso: vai usar o seu blog/forum/etc. para que? Para alunos usar? Para divulgação de ciência?
  • produto final: manual de instalação e uso do software em questão. Disponilibizar publicamente. O público alvo do manual é educadores em geral com acesso a um ambiente de hospedagem.

Fazer uma apresentação / aula multi-mídia

Com algum software que torna apresentações do tipo PowerPoint dinâmicas e disponível online, como por exemplo este apresentação feito com Adobe Presenter (um plugin para PowerPoint). Temos algumas licenças deste software e posso tentar conseguir acesso a um computador com o software instalado. Podem também investigar alternativas, como http://www.articulate.com/ (exemplo) ou usando o slideshare.net (exemplo.)

O produto final do projeto será a apresentação ou aula, junto com um relatório que por exemplo descreve o processo de produção, as dificuldades, um plano de aula com uma proposta do uso do material e talvez uma comparação dos vários produtos disponível no mercado.

Fazer uma tradução / legendar um vídeo

Por exemplo, usando http://dotsub.com/ .

  • Achar um vídeo (educativo, que pode ser usado para fins didáticos) e traduzir.
  • Explicar o processo: como fez a tradução, quais são as várias técnicas possíveis (substituir a trilha sonora, sub-títulos feitos com algum software no seu próprio computador, o usando o próprio dotsub.com).

Montar aplicativos educativos num pendrive

A realidade nas escolas brasileiras ainda não permite assumir que todos os alunos tem acesso à internet o tempo todo. E nem o professor pode contar com acesso confiável, mesmo nos laboratórios de informática. Assim, a distribuição num pendrive de animações interativas, applets, material didático e programas em geral pode ser muito útil.

  • Uma possibilidade é basear o seu trabalho em http://portableapps.com/ . O Poodle é uma distribuição de Moodle feito para ser rodado a partir de um pendrive (usando Portable Apps) que permite usar assim o Moodle para distribuir recursos educacionais de forma offline. Mas pode investigar também a distribuição de outros tipos de software educacional.
  • Produto final: o pendrive + instruções de reproduzir / copiar o software. Relatório com instruções de uso, uma proposta didática, etc.

Insere a sua idéia aqui

fazer filmes dos equipamentos do lab de demonstração

e disponibilizar na web com explicação.

Os grupos

Veja Projetos e adicione o seu projeto lá

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas