Mudanças entre as edições de "Ajuda:Moodle/Docentes"

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa

Edição das 17h45min de 15 de janeiro de 2012

1leftarrow.pngVoltar a Central de Ajuda
Início   Cadastro e Senhas   Docentes e Monitores   Dicas   Perguntas Frequentes  



 

Criação de novas disciplinas

Um docente da USP que entra no Moodle do Stoa tem a possibilidade de criar "ambientes" que correspondem as suas disciplinas / turmas segundo os sistemas Júpiter e Janus. Veja abaixo nesta paǵina para um passoa-a-passo.

A integração funciona assim: temos uma cópia (atualizada diariamente) das informações do Júpiter e do Janus. Se constar que o usuário logado é responsável por uma disciplina o Moodle do Stoa oferecerá a possibilidade de criar um curso por meio de um link na página principal, na barra lateral direita.

[Note que o link para criar o curso não aparecerá se não há oferecimento de uma disciplina (segundo Júpiter / Janus) ou se a sua seção de alunos ou comissão de graduação ainda não atualizou as informações junto ao Júpiter ou Janus. Neste caso podemos criar o curso manualmente: entre em contato (moodle@stoa.usp.br). É preciso entrar (se logar) pelo menos uma vez no Moodle do Stoa. Precisamos do seu nome, código da disciplina da turma (um código do tipo "2012101"). Podemos "juntar" mais do que uma turma no mesmo ambiente.]

Para criar um ambiente no Moodle, clique no link na caixa no lado direito da tela. Tem um link para cada turma. Se estiver responsável por mais do que uma turma, é possível também "juntar" uma turma a um ambiente já existente. Veja as Perguntas Frequentes, item 1.5 se tiver problemas. Criar-ambiente-0.png
Há uma tela de confirmação. Observação: caso queira remover um ambiente criado por engano, entre em contato com a administração (moodle@stoa.usp.br) com o link (URL, endereço da Web) do ambiente a ser removido. Também é possível esconder um ambiente (Configurações / Disponibilidade) Criacao-disc-2.png
Nesta próxima tela o professor pode configurar o seu ambiente. Todas as informações podem permanecer como estão, mas agora é possível mudar por exemplo o nome do ambiente. Uma opção interessante para configurar aqui é "formato" do curso:semanal (seções representam semanas), tópicos (seções simples) ou o Formato Abas. Criar-ambiente-1.png

Restaurar de um backup

Um docente ou monitor pode preencher o seu ambiente a partir de um backup feito neste ou num outro moodle. Isto possibilita, por exemplo, configurar seu ambiente a partir do ambiente de um outro Moodle (uma alternativa é "importar" recursos e atividades de um outro ambiente no mesmo Moodle).


Inscrição automático de alunos matriculados

Do ponto de vista de alunos, a integração com os sistemas Júpiter (graduação) e Janus (pós-graduação) funciona assim: temos uma cópia (atualizada regularmente) das informações do Júpiter e do Fênix no nosso banco de dados. Cada vez que um usuário se loga no Moodle, é verificado se o usuário está matriculado numa disciplina da USP e se o curso correspondente existe neste Moodle. Se a resposta a ambas as perguntas é sim, o aluno é inscrito automaticamente neste curso do Moodle.

Deste modo, a única ação que o aluno precisa fazer é se logar no Moodle e ele será automaticamente inscrito em todos os seus cursos, conforme consta no sistema Júpiter ou Fênix. Note que o Júpiter e Fênix trabalham com o conceito de turmas. Por padrão, é criado um curso no Moodle por turma, mas o docente responsável pode mudar isto, juntando duas ou mais turmas num único curso no Moodle.

Dependendo das configurações do curso, é possível também fazer a inscrição manualmente, tanto pelo aluno como pelo professor responsável pelo curso ou pelos administradores do sistema.

Inscrição manual de estudantes

Existe sempre a possibilidade que o Docente responsável pelo curso inscreva estudantes manualmente, caso o procedimento automático descrito acima não funciona por algum motivo. Para inscrever Estudantes no seu curso, vá na caixa administração, clique em "Designar Funções / "Monitor" e na tela seguinte use a função busca para achar os alunos em questão. Os alunos tem que ser inscritos no Moodle (ou seja, ter um cadastro no Stoa e ter acessado o Moodle pelo menos um vez). Veja também Ajuda:Moodle/Dicas#Inscrever_Monitores_e_Alunos


Monitores

No Moodle alguém pode ter um determinado "papel" com certas permissões no contexto de um determinado curso. Criamos um papel especialmente para Monitores, no sentido que são usados na USP.

Para cadastrar Monitores no seu curso, vá na caixa administração, clique em "Designar Funções / "Monitor" e na tela seguinte use a função busca para achar os alunos em questão.

Docentes de cursos podem escolher qualquer usuário do Moodle para ser Monitor no seu curso. Monitores têm quase as mesmas permissões que o próprio Docente no curso. Estamos buscando opiniões dos nossos usuários docentes para tentar descobrir o que eles acham que um "Monitor" deve poder fazer. Entre em contato (moodle@stoa.usp.br) ou participe da discussão no fórum do Moodle. Por agora, o papel de "Monitor" tem as mesmas permissões que o papel "Docente".


Editar o Ambiente

O próximo passo é ir para o seu recém-criado curso e clicar no botão "editar". A pode "pendurar" recursos e atividade nas seções, semanas ou tópicos, conforme a escolha nas "configurações" do curso. Veja mais algumas Ajuda:Moodle/Dicas para começar.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas