Ajuda:Moodle/Dicas/Notas

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa

← Voltar para Dicas

Quadro de Notas

O Quadro de Notas do Moodle é o meio principal de comunicar os resultados e notas aos alunos inscritos no ambiente. Consiste de "Itens de Nota" que ficam em "Categorias de Notas". Um item de nota corresponde a uma coluna no quadro de nota e os alunos a uma linha, parecido com uma planilha em Excel.

Há duas maneiras que uma nota chega no quadro de notas:

Automaticamente
por meio de uma "ligação" entre atividades no ambiente (questionários, tarefas, etc.) e o quadro de notas. Se uma nota é dado na atividade (automaticamente se for um questionário do tipo teste ou manualmente se for uma questão ou tarefa dissertativa), esta nota será "transportada" automaticamente para o quadro de notas
Manualmente
por meio de um item de nota manual. Neste caso, o docente ou monitor vai ter que ir no quadro de notas, "ativar edição" e preencher as notas manualmente. Lembre que pode usar a tecla "TAB" para ir para o próximo aluno. Não se esqueça de clicar "Atualizar" no final da página!

Mudar as notas manualmente é possível também para notas que chegaram "automaticamente" a partir de atividades. Na terminologia de Moodle isto é chamado de "sobrepor" notas. Se uma nota é sobreposta, a ligação entre a atividade e o quadro de nota é rompida (mas pode ser re-estabelecida) no sentido que atualizações da nota na atividade não serão mais refletidas no quadro de notas.

Veja a seguir algumas dicas.

Conteúdo


O quadro de notas

Clique no link "Notas" na caixa de Administração do seu ambiente. O resultado será parecido com a imagem abaixo. Os alunos ficam nas linhas do quadro e os itens de nota nas colunas. Cada coluna corresponde a uma atividade avaliativa no ambiente (questionários, envio de tarefa etc.) ou itens de nota manuais.

Repare em particular o botão "Ativar Edição". Para editar itens de nota manuais (notas que não correspondem a nenhuma atividade), clique em "Ativar edição". É possível "sobrepor" notas (mudá-las manualmente no quadro de notas) independente do valor na atividade. Uma nota sobreposta é indicada com outra cor de fundo.

O Quadro de notas

Organizar e Configurar o Quadro Notas

Para organizar e configurar o quadro de notas clique na aba "Categorias e Itens" (ou escolha "Categoria e Itens" no menu de seleção). Repare que existe uma visão simples e uma visão completa. Cada item de nota pode ser configurado (peso, nota máxima, etc.) diretamente nesta página ou clicando no ícone do item de nota.

Categorias e Itens


Itens de notas podem ser organizados em Categorias. Um caso de uso comum é ter uma categoria para as notas das provas. Clique em "Adicionar Categoria" para criar uma nova categoria:

Acrescentar uma Categoria


Uma vez criada, pode mover itens de nota para dentro da categoria ou criar itens de nota manuais dentro dela. Por exemplo, para criar uma coluna para os resultados de uma prova presencial, clique em "Adicionar item de nota" e configure a nota:

Configurar um novo item de nota manual

Exportar notas para uma planilha

É possível exportar o quadro de notas para uma planilha e guardar uma cópia (para fins de backup por exemplo) na sua própria máquina. A exportação do quadro de notas também é uma maneira de conseguir uma planilha com os números USP dos inscritos no seu ambiente, algo que vamos precisar para importar notas no quadro de notas (de uma prova, por exemplo).

No quadro de notas, escolhe a aba "Exportar" e o item do sub-menu "Excel":

Configuração dos dados a serem exportados para uma planilha

A próxima tela dará uma pré-visualização dos dados a serem exportados. Clique "Download" para baixar a planilha para seu computador.

Importar notas de uma planilha

O caso comum para uma prova é que temos os resultados numa planilha. É fácil usar o quadro de notas do Moodle para divulgar as notas (a vantagem é que os alunos só terão acesso a sua própria nota). É uma boa prática sempre fazer um backup do seu quadro de notas (veja acima, Exportar Notas).

Primeiro, organize uma planilha com pelo menos uma coluna com o número USP e uma ou mais notas (veja acima como conseguir uma planilha com os números USP dos alunos inscritos no ambiente). É uma boa prática de tirar desta planilha todas as colunas desnecessários (nome e outras notas) para evitar o risco de importar notas erradas. As únicas colunas que necessariamente devem constar na planilha de importação são a coluna com o número USP e as colunas com as novas notas. Agora exporte a planilha para CSV (separada por vírgulas). No Quadro de Notas / Importar escolhe "Arquivo CSV" e sobe o arquivo:

Importação no quadro de notas de uma planilha CSV (separada por vírgulas)


Agora deve indicar para Moodle qual é a coluna na sua planilha que corresponde a número USP (Identificar Usuário) e em qual coluna na planilha vai corresponder a qual item de nota ("Mapeamento de itens de nota). No Moodle do Stoa (e outros Moodle na USP) o "idnumber" do usuário contem o número USP e portanto devemos associar a coluna com Número USP com o campo "useridnumber":

Associar colunas da planilha para usuários e itens de notas no quadro de notas


Se tudo deu certo, agora a coluna com o item manual que escolheu no passo anterior será preenchido com as notas da planilha:

O Quadro de notas com as notas da prova importada.

Veja aqui para uma outra explicação do processo de importação

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas