Usuário:Abdo/MMMNS

De Stoa
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página detalha a metodologia utilizada na pesquisa que resolvi apelidar de "Amostragem Nacional Multicêntrica, Multipatológica, Multimetodológica" (em inglês Multicentric Multidisease Multimethodological National Survey ou MMMNS). Obviamente é um exagero, mas soa legal.

O foco atual é o trabalho com o método [scale-up] e, dentro deste, um estudo sobre [transmission error] acoplado à pesquisa com [respondent driven sampling].

--Ale Abdo (USP)

Some content in English

Conteúdo

Tasks related to this project

Ampliação da Rede

O método Network Scale-Up infere o tamanho de subpopulações a partir da sua frequência nas redes de contatos da população em geral.

Atualmente discute-se o questionário que será aplicado em Curitiba.

Erro de Máscara/Transmissão

Transmission error (masking error) é a distorção imposta pela dificuldade de discernir os membros da subpopulação.

O Jogo dos Contatos tenta medir esse efeito.

Amostragem Guiada por Entrevistados

Mais conhecido por Respondent Driven Sampling (RDS), um método de amostragem por bola de neve controlada, útil no estudo de populações ocultas, que teoricamente permite extrair estimativas não enviesadas da prevalência de características nas populações estudadas.

A pesquisa, já em curso, envolve 3 populações ocultas em 10 cidades brasileiras.

Aqui cabe mencionar a proposta de realizar algumas perguntas adicionais com a finalidade de tentativamente usar as cadeias do RDS para reconstruir a rede completa e assim estimar também o tamanho da população amostrada (ver junto ao Jogo dos Contatos).

Ver também algumas considerações sobre a definição de relação para o cálculo do RDS (em inglês).

Recursos gerais

Bancos de dados

Monitor AIDS

DataSUS

Artigos

Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas Relacionadas ao HIV/AIDS com a População Brasileira de 15 a 54 anos - 2004 (PCAP-BR 2004)

Ferramentas pessoais

Variantes
Ações
Navegação
Imprimir/exportar
Ferramentas